Fanfarras escolares da rede estadual realizam ensaios para o desfile do 2 de Julho
Os estudantes integrantes das fanfarras escolares da rede estadual de ensino seguem com a rotina de ensaios preparatórios para o desfile cívico do 2 de Julho, data em que se celebra a Independência da Bahia. Os ensaios continuam nas escolas nesta quarta-feira (22) e serão retomados após os festejos juninos, na próxima segunda (27). Este ano, o evento contará com desfiles de 22 fanfarras e bandas escolares da rede estadual de ensino, envolvendo a participação de aproximadamente 1.200 estudantes.
A estudante Juciara Santos, 18, 2º ano do Ensino Médio, que faz parte do coreográfico da fanfarra do Colégio Estadual João Caribé, em Salvador, já está na expectativa para desfilar. “Voltar a desfilar no 2 de Julho será muito gratificante, pois é um evento histórico onde mostramos o nosso talento. Estamos ensaiando com dedicação para mostrar um trabalho bonito para a população”, disse. Luiza Argôlo Santos, 18, 2º ano, que atua como mor na mesma fanfarra, também está animada. “Estamos ansiosos para mostrar o nosso lindo trabalho feito com muita dedicação, respeito, disciplina e união”, afirmou.
Para Fabiana Santana, 24, que concluiu os estudos no Colégio Estadual Nelson Mandela, em Salvador, continuar na fanfarra e voltar a desfilar é emocionante. “Participo da fanfarra desde os 13 anos e já toquei de tudo na percussão. A expectativa para o 2 de Julho é a melhor possível. Depois de dois anos sem a realização com o público, voltar a sentir todo o sentimento gostoso que emana do público é surreal. Além dos jovens terem ocupações, vamos a cada dia nos aperfeiçoando, planejando, projetando apresentações cada vez melhores”, revelou a jovem, que atualmente toca caixa.
Quem também está se preparando é o estudante Raymond Sacramento, 14, 9º ano do Ensino Fundamental, que toca prato na fanfarra do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, em Salvador. “Os ensaios estão sendo muito importantes e eficazes, pois ficamos um período parados devido à pandemia. Agora, estamos de volta com todo o gás e vamos dar o nosso melhor no desfile”, comentou.
Sobre as fanfarras – As fanfarras são uma das ações estratégicas da SEC que visam contribuir para a sua efetivação, conforme a Lei n° 11.769/2008, como espaço e tempo de aprendizagens, através do ensino de instrumento individual e/ou coletivo e das expressões artísticas, corporais, garantindo a permanência e qualificando as aprendizagens. As fanfarras escolares fazem parte do calendário das comemorações cívicas da Bahia não apenas no 7 de Setembro, mas, também, em outras festas comemorativas, a exemplo do 2 de Julho, que marca a Independência da Bahia. No começo do ano letivo de 2022, o Governo da Bahia iniciou a entrega de 100 kits de fanfarra em todo o Estado, contendo diferentes instrumentos musicais.
Fotos: Divulgação.
Deixe uma resposta