Inscrições para 1.050 vagas de cursos do Pronatec seguem até 19 de julho

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado pela Secretaria da Educação do Estado, oferece 1.050 vagas para estudantes ou egressos da rede pública de ensino em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). As inscrições foram iniciadas na segunda-feira (12) e seguem até o dia 19, por meio de formulário eletrônico. As vagas são para os cursos de Assistente de Recursos Humanos, Microempreendedor Individual (MEI) e Promotor de Vendas.

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Os cursos são de curta duração, com 160 horas, na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD). Para o superintendente de Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado, Ezequiel Westphal, o objetivo é preparar os estudante da rede pública para o mercado de trabalho. “Os cursos do Pronatec ofertados pela Secretaria da Educação são de grande importância para a juventude e os trabalhadores e trabalhadoras de todos os territórios de identidade, porque eles possibilitam a elevação da escolaridade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de qualificação profissional”, afirma.

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>>>Manual para inscrição

Podem se inscrever estudantes das redes municipal, federal ou estadual, e comprovadamente de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral. Também estão entre os pré-requisitos para a inscrição ser residente e domiciliado no Estado da Bahia e declarar-se integrante de família com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e/ou de até três salários mínimos totais.

O ingresso nos cursos será por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 20 de julho. O resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados deverá ser divulgada no mesmo dia, no Portal da Educação. A lista com o resultado final será publicada no dia 23 de julho, também no Portal da Educação.

Os contemplados deverão encaminhar os documentos para a pré-matrícula, de 23 a 31 de julho, para o e-mail suprotpronatec@enova.educacao.ba.gov.br. Entre os documentos necessários estão: cópia legível de RG e do CPF (frente e verso); cópia legível do comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias (exemplo: conta de água, luz, telefone fixo ou móvel e gás encanado); e a cópia legível do certificado e/ou histórico escolar em frente e verso (Ensino Fundamental ou Ensino Médio).

Após confirmação dos documentos, a matrícula ocorrerá automaticamente de 2 a 4 de agosto. As aulas terão início no dia 9 de agosto.

Repórter: Tácio Santos / SECOM-BA

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