Investimentos realizados na Educação pela gestão Suzana Ramos sobem os índices do Ideb no município

A média dos Anos Finais (6º ao 9º ano) na rede municipal de ensino de Juazeiro aumentou, de acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( Ideb) de 2021, principal parâmetro de avaliação do ensino básico. O segmento que em 2019 registrou 4.2 pontos, na mais recente avaliação realizada em 2021 alcançou 4.5, com a aprovação de 95% dos alunos, apesar da pandemia de Covid-19 que impactou diversos segmentos sociais, inclusive o educacional. No período, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), desenvolveu diversas estratégias educacionais para apoiar alunos e atenuar os efeitos na educação, instrumentos abraçados pelas equipes gestoras das escolas municipais e professores.

Entre as estratégias adotadas estavam o “Curriculum Continuum”, que trabalhou conjuntamente em 2021 as habilidades e conteúdos que não foram contemplados em 2020; a Plataforma Escola Presente, que se configurou com uma sala de aula virtual, permitindo aos professores a realização de aulas síncronas (em tempo real) e assíncronas (gravadas); a distribuição de blocos de atividades impressas para estudantes sem acesso à internet e outras tecnologias; a realização de formações continuadas para educadores, com foco nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), oferecendo mais apoio a aluno e professor; a execução do Programa Busca Ativa Escolar, que a partir da articulação intersetorial permitiu a identificação dos alunos que estavam fora da escola; e a implantação da TV Escola Juazeiro, que ampliou o alcance da educação no período de distanciamento social.

A superintendente de Ensino, Willany Cunha, destacou a importância dos diversos mecanismos desenvolvidos pela Seduc e enfatizou a importância da parceria com os profissionais da educação para o alcance de bons resultados. “O período de pandemia impactou a educação em todo o Brasil e, aqui em Juazeiro, não seria diferente. A Secretaria buscou várias formas de atenuar esses impactos e desenvolveu diversas alternativas e iniciativas para suporte a alunos, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos.  Percebemos o quão importante foi o empenho de todos os profissionais  envolvidos na educação em tempos de pandemia, aliado a tecnologia para obtenção dos resultados dos Anos Finais em nossa rede municipal, a exemplo da Plataforma Escola Presente, em que os professores ministraram aulas síncronas e assíncronas”,  explicou Willany Cunha.

Nos Anos Iniciais, o município registrou uma taxa de aprovação de 98%, apesar da redução da pontuação para 5,1, que refletiu o contexto da pandemia, além de diversas situações alheias, como por exemplo a ausência do estudante na data de realização da prova, que exige 80% de participação mínima de cada turma para aferição de resultados.

O Ideb

O  Ideb é calculado a partir da participação dos alunos e escolas nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), instrumento utilizado para avaliar a qualidade da educação brasileira, para a elaboração,  monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

Aprovação

O Conselho Nacional de Educação (CNE) orientou as redes de ensino, por meio de parecer, a evitar a reprovação de alunos com frequência assídua no letivo de 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Vale destacar, que a participação efetiva do aluno nas atividades da rotina escolar foi critério essencial para aprovação.

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Brena Souza – Ascom/ Seduc/PMJ

Fotos: Luan Medrado – Ascom PMJ

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