Jornada Pedagógica em Cachoeira discute a defesa da proteção de crianças, adolescentes e jovens

 

Os docentes da rede municipal de ensino de Cachoeira, deram início à Jornada Pedagógica 2024. No segundo dia de evento, 7, foi discutido a “Escuta Protegida” em defesa da proteção de crianças, adolescentes e jovens. 

 

Entre as palestras, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adnail Santos Aragão, ressaltou o dever da família, sociedade e Estado em garantir os direitos e segurança desses públicos.

 

 

A especialista em políticas públicas do Selo Unicef, Glaucia Luz, destacou os fatores de identificação da violência e formas seguras de denúncia. “Os números apresentados pelo Disk 100 e Safernet sobre violações de direitos e abuso sexual são alarmantes, mostrando a importância dos profissionais da educação estarem atentos a sinais de violência entre seus estudantes”.

 

 

Além disso, foi apresentada uma cartilha desenvolvida pelo Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes, Vítimas ou Testemunhas de Violência, com o apoio da Prefeitura de Cachoeira. A cartilha mostra o passo a passo de como agir em rede para proteção dos estudantes em situação de violação de direitos, destacando os órgãos de proteção envolvidos.

 

 

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia sobre violações de direitos humanos da qual seja a vítima ou mesmo tenha conhecimento de que acontece com outra pessoa. O Disque 100 está disponível diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

 

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *