Morro do Chapéu sanciona lei de valorização da alfabetização escolar

Estudantes e professores da rede municipal de Morro do Chapéu – Foto: Divulgação

 

 

Em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, a prefeita Juliana Araújo sancionou a Lei nº 1.438, que institui a Política Pública Municipal de Alfabetização. A iniciativa tem como objetivo valorizar os profissionais que atuam nas turmas de alfabetização, prevendo premiações vinculadas ao desempenho das escolas. 

 

 

 

 

A secretária municipal de Educação, Serjane Guimarães, destacou a relevância da medida. 

 

 

 

 

“A alfabetização das crianças é a base para os demais anos do Ensino Fundamental.  Os professores serão premiados frente às avaliações externas SABE [Sistema de Avaliação Baiano de Educação] na edição referente a 2024, e SAEB [Sistema de Avaliação da Educação Básica], a partir dos resultados de 2025, visando sobretudo à valorização profissional”.  

 

 

 

 

“Reforço ainda que a formação continuada para essa finalidade está sendo assegurada por meio do ICEP [Instituto Chapada de Estudo e Pesquisa], para os professores alfabetizadores e de anos subsequentes, no sentido de fortalecer as práticas didáticas e pedagógicas realizadas nas unidades de ensino”, acrescentou Serjane.

 

 

 

 

Já a diretora do Departamento Pedagógico, Sílvia Fedulo, destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria. 

 

 

 

 

“As ações estão sendo realizadas para tal finalidade, e, como exemplo, trazemos o Projeto ‘Educação em Ação’, que objetiva e se concretiza com o acompanhamento pedagógico realizado nas escolas com as duplas e trios gestores, no sentido de estreitar os laços entre Escola e Secretaria de Educação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *