“Novos tempos, perspectivas diferentes”: Jornada Pedagógica em Itaberaba aposta em tecnologia e novas práticas docentes
A menos de uma semana do retorno às aulas, professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino de Itaberaba promoveram, nesta quarta-feira (01), mais um encontro que faz parte da Jornada Pedagógica de 2023 realizada pela Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu no campus 13 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) onde foram ministradas nove oficinas temáticas voltadas para “Novos Tempos, Perspectivas Diferentes: reflexões e desafios para práticas docentes inovadoras”, tema central que inaugura o ano letivo 2023 e orienta os novos rumos da educação no município.
A escolha do tema é fruto de uma mudança de olhar sobre a educação pós-pandemia que passa a conceber a tecnologia, utilizada durante o isolamento social por conta da Covid-19, como peça chave para aglutinar conhecimento e transformar o modo de ensinar e aprender, aproveitando a afinidade que os alunos têm com a tecnologia dos aparelhos eletrônicos e do mundo virtual. O intuito é fazer com que os alunos possam desenvolver o intelecto e a cidadania com uma leitura de mundo crítica e inovadora através dos recursos tecnológicos.
As atividades desenvolvidas na UNEB foram orientadas por educadores que atuam na rede municipal de ensino que conhecem, portanto, o contexto na qual os alunos e professores estão inseridos. A partir de avaliações e diagnósticos colhidos ao longo dos três últimos anos, a Secretaria de Educação envolveu todos os profissionais em torno de diferentes eixos temáticos para construir juntos novas perspectivas para a escola.
A secretária de educação de Itaberaba, Nogma Brito, disse que a rede municipal aporta em três elementos fundamentais para os novos tempos: alinhar o trabalho e a prática pedagógica com as tecnologias para acompanhar e orientar as habilidades dos alunos; investir em capacitação profissional para professores, coordenadores e diretores; trabalho coletivo, incluindo a equipe pedagógica, a gestão escolar, o setor financeiro, o administrativo, e os funcionários que estão atuando em todos os setores das escolas.
“O futuro está aqui diante dos nossos olhos e esse futuro são os nossos alunos e é por isso que estamos investindo nesse formato de oficinas. Em 2022 a gente pôde observar que mesmo com esse retorno alguns professores da rede ainda insistiam em trabalhar, com o livro de forma que os alunos não se identificavam mais, não porque eles não atendam, mas porque eles estão à frente. Portanto, depois desses últimos três anos a gente precisa avançar. Nossos alunos são seres tecnológicos e a gente precisa correr para alcançá-los”, afirmou Nogma Brito.
A secretária destacou também que é preciso acreditar na educação e ter coragem para enfrentar os novos desafios: “Eu vislumbro uma rede rica em práticas pedagógicas inovadoras, alunos satisfeitos com um ambiente escolar atrativo porque a gente precisa oferecer essa atração para o alunos, e se eles lidam tão bem com as novas tecnologia dos aparelho eletrônicos e com o ciberespaço a gente tem que investir nisso como ferramenta na educação pública municipal”.
Uma das colaboradoras da Jornada Pedagógica foi a especialista em Estudos Linguísticos e Literários, Elionai Brito, que ministrou a oficina “Educação do Futuro: como a tecnologia pode ser utilizada a favor do aprendizado”. Para a Educadora a tecnologia em sala de aula é uma necessidade incontestável, já que todas as áreas estão se adaptando ao mundo online e virtual e automatizada. Ela defende que a educação não pode ficar estagnada no tempo, isso porque os estudantes se adaptaramm às aulas online durantes os anos da pandemia e, segundo Elionai, retornar aos velhos métodos não seria atrativo para eles.
“Não podemos ignorar a presença das mídias digitais e das redes sociais na vida dos estudantes, eles estão sonhando e se projetando para o desenvolver jogos, aplicativos e serem youtubers, e nós professores temos que nos adaptar a essa nova realidade. Então eu propus estratégias pedagógicas para trabalhar com as ferramentas digitais como podcast, Instagram, Currículo Web, vlog e até o Whatsapp”, explicou, Elionai Brito.
Entre as diversas propostas apresentadas durante a Jornada, outra que aponta para as práticas inovadoras foi a Oficina de Metodologias Ativas, ministrada por Luciana Bastos a ideia da oficina é pensar em situações em que o aluno (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) tenha um papel mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. Luciana sugere abordagens que tirem os estudantes da “passividade” e os coloquem também no centro do processo de construção de conhecimentos. A oficina oferece práticas que contribuem com a autonomia dos alunos e promovendo diferentes formas de interação.
Veja os outros temas das oficinas da Jornada Pedagógica 2023:
A Matemática no Contexto Escolar – Amarildo Lima
Leitura e Escrita em Todas as Áreas – Jodelson Brito
Educação Física Escolar na Formação Integral do Estudante – Ianê Barbosa
Educação Especial: práticas inclusivas inovadoras – jeane Freire e Lindimara Oliveira
As Múltiplas Linguagens e a Afetividade na Educação Infantil – Claudineia Barbosa
A Lógica Matemática no dia-a-dia da Educação Infantil – Ana Claudia Sampaio
O calendário de atividades da Jornada Pedagógica segue com atividades nas escolas envolvendo coordenadores, diretores e professores nos dias 2 e 3 (quinta e sexta). A semana de atividades começou na última segunda-feira (30) durante todo o dia no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacon), com a presença de coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. À noite foi a vez dos coordenadores da Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) discutirem propostas para o ano letivo de 2023 durante um encontro que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Jornalismo SECOM
Charles Gean Oliveira – Jornalista – Secom Itaberaba
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