Foi realizada na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, a maior festa literária de toda a região. O encontro começo no dia 23 e encerrou nessa quinta-feira dia (26/05/2023). Na 6ª edição da FLIB houve a participação de estudantes da rede municipal, estadual e privada de ensino, professores, universitários, escritores nacionais e internacionais e um publico ávido por literatura, a exemplo de Roberto Leal, escritor, palestrantes e jornalista, que realizou a conferencia de abertura.
De acordo com a organização o público estimado que marcou presença foi de cinquenta mil pessoas.
Entre os escritores que lançaram livros está Sílvio Pereira músico, poeta e advogado, e vice-presidente da CASPAL – Casa do poeta de Alagoinhas entidade sem fins lucrativos, que reúne compositores, músicos, professores, escritores, cordelistas, poetas, radialistas, jornalistas, advogados e amantes da boa leitura.
Autor da obra O Cosmopolita, que esteve na lista dos mais vendidos da plataforma Amazon no sexto dia, da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
O Cosmopolita encontra-se à venda nas mais importantes livrarias, sites e Editoras do mundo, a exemplo da americana Barnes & Nobles, Rakuten do Japão, Amazon e outros no Brasil.
A história contada por Silvio Pereira no livro é fictícia, os locais e centros do universo são reais, assim como Alagoinhas, Cacheira e Santo Amaro na Bahia
Além da questão natural das cidades baianas, o enredo discute diversos temas atuais, assim como, preconceitos, valores morais, conflitos familiares e de vizinhança, direito e saúde mental.
Tudo isso para contar a saga de John Madeira, um jovem baiano que se torna um diplomata sem sair de Alagoinhas na Bahia
John é filho de um americano com uma baiana, que passa a depender de Dona Costinha, senhora abastada da sociedade alagoinhese, que tenta adotar o jovem John e como não consegue, resolve tomar para si os dois, mãe e filho como se fossem da família.
Ao final, a trama segue de forma surpreendente a envolver muitas pessoas das cidades citadas e outras regiões do mundo.
São três gerações envolvidas, profissões e profissionais são homenageados no livro, além da discussão religiosa, o sincretismo religioso sobressai de forma harmoniosa e pacífica num ambiente afetuoso.
Essa história tem levado o jovem escritor Silvio Pereira, a lançar sua obra por várias regiões da Bahia, após o seu lançamento nacional na Bienal de São Paulo.
O autor é filho da cidade de Alagoinhas e se prepara para lançar o Cosmopolita em outros países.
O Cosmopolita é um romance que tem como pano de fundo Alagoinhas e região. Propicia que se conheça sua história, sua linguagem. Seus personagens são fictícios, o enredo obedece à linearidade de fatos, sentimentos e emoções contados na história em sequência temporal, culminando com o presente pandêmico. O enredo desenvolve perfeitamente a trama, sendo construído para que o tema central seja atingido. Tudo o que se espera numa narrativa envolvente, rica de surpresas, fatos e situações divertidas, a exemplo dos cacoetes e vícios de linguagem do interior, o que faz dele uma leitura descontraída. O Cosmopolita nos lembra de Londres, lugar em que vivem pessoas de vários países. Alagoinhas está virando cosmopolita?! O protagonista John é quase um diplomata, pessoa que viaja e conhece muitos países. Além da carga emotiva e hilária descrita com foco na vida interiorana, por isso mesmo um romance regionalista, embora com traços realistas, dado o cientificismo nele incluso, é um retrato de como é feliz o baiano, isso por saber encarar com prazer a diversidade cultural, social e racial. Quem sabe aí não estaria o Segredo da Felicidade?!
Atenciosamente,
Márcio Silva Gomes
Secretário Municipal de Comunicação de Alagoinhas
Portal da Prefeitura de Alagoinhas: www.alagoinhas.ba.gov.br Redes Sociais: www.facebook.com/PrefeituradeAlagoinhas www.instagram.com/Prefeitura.Alagoinhas
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta