Com foco nas questões étnico-raciais, e considerando o Calendário Letivo deste ano, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC) e com apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), promove, entre os dias 19 e 23/02, a Jornada Pedagógica – Edição 2024 – com o tema: “Dispositivos de Racialidade: a educação enquanto desafio de superação histórica”. O evento envolve a participação de gestores escolares (diretores e vice-diretores) e coordenadores pedagógicos, equipes de apoios e todas as comunidades escolares, a partir dos seus espaços de atuação e interação na Rede Pública Municipal de Ensino.
A Jornada Pedagógica deste ano ocorrerá nas unidades escolares, exceto no dia 20/02, quando será realizada no Campus da UFSB de Porto Seguro. Nas escolas, haverá a acolhida dos professores e recomendações básicas com base nas Atas 2023 e também sobre avaliações diagnósticas, SABE, IDEB, PME (Plano Municipal de Educação), entre outros temas. Já na UFSB, o ponto alto do evento serão as apresentações das palestras “Dispositivos de Racialidade: a educação enquanto desafio de superação histórica”, ministrada pelo Prof.Dr. Richard Santos, e a palestra sobre Letramento Racial, ministrada pela professora doutoranda Edna Conceição Pereira Santos.
Os temas abordados estão em consonância com a busca pela excelência na educação e pelo pleno exercício da cidadania do alunado por parte da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. “A nossa Jornada Pedagógica precisa refletir as nossas preocupações”, afirma a secretária municipal de Educação, Dilza Reis Saigg.
Biografia dos palestrantes convidados
O Prof.Dr. Richard Santos é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília, além de docente e extensionista da UFSB, onde atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Extensão e Cultura. Como escritor, produziu as seguintes obras: Maioria Minorizada – Um dispositivo analítico de racialidade (2020) e Branquitude e Televisão – A nova África (2021), ambos publicados pela Editora Telha.
Edna Conceição Pereira é Licenciada em Língua e Literatura Brasileira (UESB), Especialista em Língua e Literatura (FNSL), Especialista em Políticas Públicas em Contexto Educacional (ULHT), Especialista em Dramaturgias Expandidas e Saberes Populares (UFSB), Mestra em Estado e Sociedade (UFSB) e Doutoranda em Estado e Sociedade (UFSB). Edna é professora da Rede Estadual de Ensino e também é fundadora do bloco Afro Oduduwa.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta