Programas da SEC são apresentados durante a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia
Projetos e programas estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) foram apresentados por dirigentes do órgão, em diferentes mesas de debates e colóquios, nesta quinta-feira (7), durante a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED) 2022, que acontece até esta sexta-feira (8), no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento, promovido pela SEC em parceria com o Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), reúne mais de mil pessoas, entre delegados e representantes dos diferentes seguimentos (educadores, gestores, estudantes e movimentos sociais) e cujos debates giram em torno do tema “Em defesa da democracia, da diversidade, da educação pública com participação popular”.
A conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), Dinalva dos Nascimento, representou o secretário da Educação do Estado em exercício, Danilo Souza, no colóquio sobre ‘Estruturação, formalização e instituição do Sistema de Educação do Estado da Bahia’. “Abordei sobre a importância de termos um sistema de educação para o Estado da Bahia, cumprindo as determinações do art. 214 da Constituição Federal e do Plano Nacional de Educação, objetivando superar as desigualdades educacionais do país, por meio de uma rede de órgãos e instituições, coordenados pela SEC”.
As mudanças no Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Referencial Curricular (DCRB) da Bahia estão entre as questões debatidas no primeiro dia da conferência. O superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manoel Calazans, falou sobre os impactos do novo Ensino Médio na rede estadual de ensino. “O novo Ensino Médio representará mais tempo para o estudante na escola. Quando bem alicerçado em uma proposta pedagógica sólida, resultará também em maior aprendizagem dos estudantes, devido à mudança estrutural na forma de organização dos componentes curriculares. E esta é uma discussão fundamental que deve ser ampliada junto aos diferentes sujeitos da educação que estão aqui na conferência representados”.
Já o superintendente de Educação Profissional do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre o “Ensino Médio Integrado e Educação Profissional na Bahia: desafios e perspectivas no contexto de reformas” e destacou a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino. “Esta conferência é de extrema importância, porque traz a relevância do tema da Educação Profissional integrada à Educação Básica e este é um debate histórico que acompanha não somente as redes de ensino, mas todos os intelectuais e educadores que são envolvidos com a Educação Profissional, que caracteriza a questão de uma escola unitária dos trabalhadores e dos seus filhos e o princípio de uma escola em que os potenciais da cultura, da ciência e das tecnologias sejam espaços de formação plena aos cidadãos”.
Também participaram do evento o ouvidor da Educação do Estado, Jocivaldo dos Anjos, na mesa de discussão sobre “Gestão democrática e financiamento da Educação: participação, transparência e controle social’; o técnico Luiz Valter Lima, na mesa “Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do Plano Nacional de Educação (PNE)”; a técnica Valdirene Oliveira Souza, no colóquio “A Educação na Bahia pela lente do Monitoramento do PEE/BA 2016/2026 (Documento II do Caderno COEED 2022)”; a técnica Maura Miranda da Silva, no colóquio sobre “+Educação Infantil, Ensino Fundamental e BNCC: desafios para uma Educação Integral”; e o coordenador de Programas e projetos estratégicos da SEC e professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Marcius Gomes, como mediador da mesa de discussão sobre o “PNE, Planos Decenais, Sistema Nacional de Educação (PNE), Políticas Setoriais e Direito à Educação”.
Fotos: Pedro Moraes
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