A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vem potencializando, cada vez mais, a prática do ensino da matemática de forma contextualizada através de projetos e programas que estimulam o aprendizado dos estudantes na disciplina, que tem o Dia Nacional da Matemática celebrado nesta sexta-feira (6). Dentre as ações, destacam-se o Programa Mais Estudo, no qual estudantes contribuem para a aprendizagem dos colegas por meio de monitoria de Matemática, além de Língua Portuguesa, e recebem uma bolsa R$ 100 por mês. Além disso, através do Programa Bahia Olímpica, a SEC estimula a participação dos estudantes nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento.
Para além destas ações, as escolas da rede estadual de ensino também promovem diferentes atividades e projetos voltados para a área da Matemática e protagonismo estudantil. A estudante Giselle Leal, 16, por exemplo, que faz o curso técnico em Agroecologia, no Colégio Estadual Juvenília Peixoto Sampaio, no município de Laje, foi a única estudante de nível médio a ter um projeto apresentado no V Encontro de Matemática (EMAT), realizado de forma on-line, nesta quinta-feira (5), pelo curso de licenciatura de matemática, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
Giselle, que é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na modalidade PIBIC Jr, falou da importância de participar do evento e compartilhar a sua pesquisa sobre a arquitetura da histórica Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, do município de Laje, a partir de uma perspectiva geométrica. “Me sinto lisonjeada em apresentar meu projeto em um evento universitário, pois é uma boa oportunidade de descobrir e aprofundar novos conhecimentos em matemática”.
Já no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado em Feira de Santana, os estudantes participaram de oficinas lúdicas de matemática com o objetivo de desconstruir a ideia da disciplina como difícil e que não está ao alcance de todos. As atividades foram realizadas em parceria com o programa Residência Pedagógica (RP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
O estudante Igor Júlio de Cunha, 14, 7º ano do Ensino Fundamental, disse que gostou muito das oficinas. “Na oficina ‘A corrida dos números’, eu aprendi de forma divertida sobre como somar e subtrair com números positivos e negativos”. Já a estudante Tabatha Pereira, 12, da mesma série, ficou encantada com a oficina “Desafios matemáticos através da projeção de espelhos”. “Achei essa oficina muito legal e inovadora, pois eu nunca tinha visto. Praticamos um jogo de memória para lembrar as posições dos graus e isso me chamou a atenção”, disse
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