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A Secretaria de Educação de São Francisco do Conde, município parceiro do Programa A TARDE Educação, através da Gerência da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou o “Projeto Café com Prosa na EJA” nas Escolas Duque de Caxias, Joaquim Ignácio de Aragão Bulcão e Juvenal Eugênio de Queiroz.
Com o tema “A riqueza cultural das comunidades quilombolas de São Francisco do Conde”, o professor Rubens Celestino mediou o diálogo com o resgate das memórias do povo quilombola da comunidade Monte Recôncavo, inspirando narrativas potentes sobre ancestralidade e a cultura local. Entre as atividades, também foi representada a figura de Maria do Benzê, personalidade cultural do município reconhecida pela tradição de seus quitutes deliciosos. Participaram da roda de conversa os professores Antônio Carlos de Jesus (Kauê) e Liane do Nascimento.
Já nas escolas Vera Maria Ferreira, Almir Pinto da Cunha, Rural do Gurugé e Frei Eliseu Eismann, a roda de conversa teve como tema “Os movimentos culturais de São Francisco do Conde” com mediação dos professores historiadores José Jorge do Espírito Santo e Gliuson do Carmo que realizaram um bate papo descontraído sobre o resgate das memórias das comunidades. As professoras Valdelice e Liane do Nascimento também participaram do evento com um depoimento sobre o legado de Mãe Carlita do Terreiro Zaze Mavuluque de Unzamzi e fundadora do Afoxé Filhos de Obá da comunidade de São Bento das Lages.
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Já no terceiro encontro, o tema escolhido foi “Educação Inclusiva: inclusão social e equidade” e contou com os estudantes das Escolas Navarro de Brito, Osório Vilas Boas e João Seabra Veloso. Como convidado, a Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência esteve presente com o intuito de ampliar a troca de diálogos com os alunos que expressaram as conquistas e superações além das limitações físicas para alcançar novos objetivos educacionais e de vida.
Segundo Márcia Mariño e Tatiane Rosa, gerentes da EJA no município, o “Projeto Café com Prosa na EJA” possibilita ampliar diálogos no ambiente escolar para que os estudantes jovens, adultos e idosos possam refletir sobre as temáticas discutidas na comunidade local. “O objetivo desses encontros é possibilitar uma roda de conversa interativa explorando temas de interesse do público da EJA, num intercâmbio de saberes culturais e vivenciados entre os estudantes”.
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