Kelly Cerqueira Assis, Sthefany dos Santos Cerqueira e Luciana Pereira de Cerqueira, estudantes do Colégio Estadual José Antônio de Almeida, no município de Santanópolis, ficaram em 3º lugar, na categoria “Ciência da Engenharia”, na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). A cerimônia de premiação aconteceu neste sábado (26), por meio da Plataforma FEBRACE Virtual. Orientados pela professora Deise Vivas, os alunos apresentaram o projeto “Irrigador solar automatizado de baixo custo, utilizando microcontrolador ESP 32 (454)”.
A tecnologia utiliza um microcontrolador que permite fazer uma conexão com qualquer rede de Wi-Fi ou Bluetooth. Segundo Sthefany, elas desenvolveram o equipamento a partir de uma tecnologia já existente da Embrapa. “Nós automatizamos o irrigador solar produzido pela Embrapa em 2017 e desenvolvemos um aplicativo que atualiza para o usuário sobre o status do sistema. Ou seja, ao detectar que o solo está seco, ele irriga a horta por gotejamento e cessa essa atividade assim que a terra fica úmida”.
Nesta edição da FEBRACE, considerada uma das feiras científicas mais importantes do país, a rede estadual de ensino chegou à final com 17 projetos científicos de um total de 497 finalistas de todo o país, além do “Prêmio Professor Destaque” para Janildes Almeida Chagas, educadora do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina.
Os projetos foram classificados para FEBRACE por meio da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), desenvolvida no âmbito do Ciência na Escola, programa promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o objetivo de estimular a iniciação científica na Educação Básica e a participação das mulheres e das meninas nas Ciências. A FEBRACE é uma vitrine da capacidade inventiva dos alunos e da persistência da nova geração de jovens cientistas do país que têm seus trabalhos selecionados a partir dos critérios rigor científico e criatividade.
Sobre a FEBRACE – Realizada pela Universidade de São Paulo (USP), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista. A FEBRACE tem como objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades nos setores de ensino, pesquisa, cultura e extensão.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta