om o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”, a 73ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contou com o destaque de três projetos dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), unidades desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Com a participação de professores e estudantes, as iniciativas apresentadas possuem temas diversificados, incluindo o resgate da cultura dos museus, os cuidados com a pandemia e o desenvolvimento do pensamento argumentativo. O evento aconteceu de forma on-line, entre os dias 18 a 24 de julho.
Confira a participação dos projetos do SBPC:
>> A Escola Pública no Museu: https://bit.ly/3laIRVu
>> Aplicativo Ágora: https://bit.ly/2UWmets
>> Coronagame: https://bit.ly/3iZQr2K
Para Carolina Dórea, coordenadora geral do CJCC, a participação da comunidade escolar simboliza uma vitória para a educação baiana. “A participação dos estudantes da Educação Básica na SBPC é uma grande conquista. A produção científica abre portas e oferece aos estudantes um horizonte mais amplo, com um imenso ganho na sua formação, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade”, avalia.
O CJCC de Salvador apresentou dois projetos: “A escola pública no museu: espaço de conexão entre ciência, cultura e sociedade”, realizado em 2019 pelas professoras Aidil Gonçalves e Rita de Cácia da Silva; e “Coronagame: um jogo pedagógico sobre o novo Coronavírus e a Covid-19”, realizado por Anderson Conceição, orientado pela professora Aidil Gonçalves.
De acordo com o estudante Anderson Conceição, o jogo, através do formato lúdico, leva informações para a população sobre o novo Coronavírus. “O projeto foi desenvolvido quando surgiram os primeiros casos da Covid-19 na Bahia. O projeto é um jogo pedagógico sobre o vírus desenvolvido na plataforma digital “Scratch”. Todos possuem acesso livre ao jogo, esperamos contribuir levando informação de forma divertida ao máximo de pessoas”.
A professora Aidil Gonçalves, que participou como orientadora e autora, relata que a experiência foi recheada de desafios. “Com a suspensão das aulas, por conta da pandemia, Anderson manifestou o desejo de desenvolver um jogo digital sobre o Coronavírus. O meu papel foi de orientá-lo no desenvolvimento deste projeto desafiador, porque toda a orientação ocorreu remotamente, o que para ambos foi uma novidade. Com determinação e força de vontade o jogo ficou pronto e fomos selecionados.”
O CJCC de Vitória da Conquista apresentou o projeto “Ágora: aplicativo desenvolvido por jovens de escola pública para auxiliar alunos do Ensino Médio a desenvolverem a competência de argumentar”, realizado pela estudante Renata Gondim, com a orientação da professora Elmara Pereira.
A estudante Renata Gondim está na sua quarta participação no SBPC, mas a emoção de ter um projeto selecionado se renova a cada ano. “Todas às vezes sentimos uma felicidade imensa em poder compartilhar nossos projetos. O aplicativo surgiu com o objetivo de incentivar que os estudantes se posicionem à frente de diversos assuntos, de forma lúdica e divertida”.
Para Elmara Pereira, que também é vice-diretora do CJCC, a participação da unidade de ensino em mais uma edição do SBPC incentiva outros estudantes a seguirem uma trajetória ligada à ciência. “O mais interessante é ver jovens da escola pública fazendo ciência, desenvolvendo projetos socialmente relevantes, sendo autores e verdadeiros cidadãos”
Foto Ilustrativa feita antes da pandemia.
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