A comunidade da Escola Municipal Professora Iza Medeiros celebrou, na última quarta-feira, 27, a premiação dos estudantes vencedores da 9ª edição do Projeto de Leitura. Com o tema “Projeto Conquista: a magia da literatura explorando mundos fantásticos e novas possibilidades literárias”, a iniciativa teve o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os alunos, desafiando-os a ler o maior número possível de livros.
O projeto alcançou 20 turmas, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, em integração com o programa Território da Leitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A diretora da escola, Ana Aurélia Dantas, destacou a relevância do projeto. “A leitura é uma forma de conhecimento e mudança de vida para o indivíduo. A maior riqueza que os pais podem deixar para os seus filhos é o conhecimento. E a leitura é o princípio de tudo isso”, disse.
Os quatro alunos mais bem colocados no projeto, leram mais de mil livros. Cada um foi premiado com uma bicicleta como reconhecimento pelo esforço.
A grande vencedora, Lara Victória Paixão, de 11 anos, aluna do 4º ano A, leu 400 livros em poucos meses.“A leitura foi essencial. Foi tipo um passatempo pra mim”, disse a estudante, que escolheu “A formiguinha e o leão” como sua obra favorita. “Esse livro foi um dos melhores para ler e escrever o resumo”, afirmou.
A mãe de Lara, Mikaelle Ferreira Santos, 28 anos, falou do sucesso alcançado pela pequena leitora. “Estou muito honrada, muito orgulhosa da minha filha”, disse.
Os outros premiados foram Anne Beatriz Oliveira, do 4º ano C, com 270 livros lidos; Renato Enzo Tomaz, do 1º ano B, com 252 obras; e Laura Barros da Silva, do 4º ano A, com 107.
Os pais e mães de alunos também foram lembrados pelo secretário municipal de Educação, Edgard Larry. “Vocês fazem a diferença acompanhando seus filhos e participando da vida deles na escola”, afirmou o titular da Smed. Nossos agradecimentos por estarem aqui, firmes neste projeto”, disse.
Ao entregar as bicicletas aos estudantes premiados, a prefeita da cidade Sheila Lemos destacou a leitura como um instrumento de formação cidadã. “A leitura abre horizontes. Quando a gente tem o hábito de ler, a gente tem uma boa escrita. E passamos a ter um conhecimento de mundo através da leitura”, analisou Sheila, que disse considerar a leitura de livros como “um vício saudável”, finalizou.
Fotos: Divulgação/Smed
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta