São Francisco do Conde lança projeto para fortalecer alfabetização da EJA

Estudantes da EJAEstudantes da EJA – 
Garantir direito à educação para pessoas jovens, adultas e idosas que não tiveram acesso ou oportunidade de concluir os estudos na idade adequada é o objetivo do projeto “ALFA-EJA Brasil”. A proposta foi firmada pela Secretaria Municipal da Educação (Seduc) de São Francisco do Conde, Região Metropolitana de Salvador, em parceria com o Instituto Paulo Freire e a Petrobras.

 

 

 

Segundo a secretária municipal de Educação, Vanessa Dantas, a proposta prevê ciclos formativos para educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizados de forma presencial e online, por meio de lives, feiras e exposições das produções, com certificação emitida pelo Instituto.

 

 

 

 

“Além dos momentos formacionais para qualificação dos profissionais que atuam na modalidade da EJA, o projeto também estará proporcionando momentos pontuais de oficinas de leitura e escrita para os sujeitos em processo de alfabetização e até não-alfabetizados da comunidade civil e grupos sociais”, disse a titular da pasta.

 

 

 

 

O impacto do projeto será monitorado a partir da ampliação de matrículas na EJA e da evolução da escolarização na rede municipal. O trabalho também inclui a criação do Centro de Referência da EJA (CREJA), destinado ao registro da memória e da documentação da EJA e da Educação Popular nos municípios contemplados.

 

 

 

 

 

Para a secretária, a parceria representa um avanço significativo. “Essa parceria com o Instituto Paulo Freire certamente estará fortalecendo os fazeres na EJA e oportunizando ampliar o número de pessoas não alfabetizadas a retomar seus estudos de forma significativa a partir da efetividade da prática docente diante dos ciclos formativos em serviço”, concluiu a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *