Sarau Afro é promovido em Cachoeira com atrações culturais e artísticas

Sarau Afro é promovido em Cachoeira com atrações culturais e artísticas – Foto: Divulgação

 

 

Os estudantes da educação municipal de Cachoeira promoveram talento e criatividade durante o Sarau Afro, realizado no último sábado, 29. As atividades fizeram parte da programação especial dedicada ao Dia da Consciência Negra. 

 

O Sarau Afro contou com diversas apresentações culturais e manifestações da tradição afro-brasileira, como dança, samba de roda, capoeira, revitalização de poesia, batalha de rap e de naipe, concurso da Beleza Negra e comidas típicas, valorizando a cultura da identidade negra. 

 

O secretário de Reparação e Igualdade Racial, Orlando Andrade, reforçou a importância de fortalecer políticas públicas voltadas para a preservação das tradições afro-brasileiras, através de diferentes expressões culturais e artísticas. 

 

“É importante ser trabalhada uma educação antifascista, sensível em acolher comunidades e populações, como uma poderosa ferramenta de transformação, mantendo viva e permanente a memória da cultura afro, que traz uma representatividade valiosa, para a história do que somos e de onde viemos”, disse.

 

A prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (PT), disse que o “novembro negro nos lembra a responsabilidade coletiva de combate ao racismo, fortalecendo ações que promovem justiça social, reconhecimento e dignidade”. 

 

“Temos uma cidade de predominância negra. É inadmissível qualquer tipo de racismo ou intolerância religiosa, onde as vozes negras falam mais alto, porque vozes negras ressoando juntas chegam longe, rompem barreiras e todo futuro da população muda. A igualdade social é resultado de muitas lutas e que precisamos ainda de muitas vitórias”, completou a prefeita. 

 

A secretaria de cultura e vice-prefeita de Cachoeira, Cristina Soares, ressaltou a relevância do evento. 

 

“O respeito não tem cor, precisamos ter consciência, todos nós temos que ter compromisso com a igualdade racial, seguindo todos juntos, para uma sociedade mais justa e acolhedora, com respeito e valorização de todas as pessoas, para juntos construirmos uma sociedade mais justa, plural, humana e acolhedora, onde cada pessoa tem oportunidade, voz e dignidade para uma caminhada de sucesso e justiça”, concluiu. 

 

O Sarau Afro foi promovido pela Prefeitura de Cachoeira, por meio da Secretaria de Reparação e Igualdade Racial, da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Departamento de Política para Mulheres.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *