A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está investindo cerca de R$ 4,8 milhões no novo Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEDUC), que vai substituir o Sistema de Gestão Escolar (SGE). A implantação do sistema visa aprimorar o gerenciamento dos dados e das informações que subsidiam o planejamento, a execução e o monitoramento das políticas públicas educacionais no âmbito estadual, bem como tornar mais eficiente e eficaz a gestão de processos internos da Secretaria relacionados aos temas administrativos, pedagógicos e de gestão de pessoas.
Além de diversos relatórios gerenciais, a plataforma possibilita para a rede estadual de ensino o gerenciamento de dados relacionados às matrículas; turmas; estudantes; diário de classe; e dados da escola. O assessor de Planejamento e Gestão da SEC, Matteus Martins, falou sobre as novidades do novo sistema. “Do ponto de vista tecnológico, trata-se de uma plataforma nova, robusta, com maior capacidade de customização e interação com o universo das novas tecnologias. Também se sobressai pela simplicidade nos processos da gestão administrativa e escolar, visando dar maior dinamismo”, afirmou.
Como parte das ações de implantação do sistema, a SEC promove, até o dia 5 de novembro, a formação do SIGEDUC com todas as equipes de Secretariado Escolar e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A iniciativa tem o objetivo de apresentar o sistema com todas as suas funcionalidades para o servidor representante de cada uma das 1.089 escolas da rede estadual nos 27 Núcleos Territoriais de Educação. As atividades ocorrem por meio de cursos com duração de 8 horas presenciais em cada Território da Bahia.
O SIGEDUC faz parte dos mais de R$ 61 milhões de investimentos que o Governo do Estado está realizando na infraestrutura tecnológica da rede estadual de ensino. As iniciativas incluem ainda a aquisição de 11.259 mil novos computadores, que estão estruturando laboratórios e o setor administrativo das unidades escolares dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e dos Polos da Universidade Aberta do Brasil-Bahia (UAB). Os recursos são direcionados também para a implantação de Salas Multiuso, visando criar espaços diferenciados para qualificar a aprendizagem, mediante o uso de tecnologias.
25/10 – Itabuna (NTE Litoral Sul)
25/10 – Juazeiro (NTE Sertão do São Francisco)
26/10 – Seabbra (NTE Chapada Diamantina)
26/10 – Eunápolis (NTE Costa do Descobrimento)
27/10 – Macúbas (NTE Bacia do Paramirim)
27/10 – Teixeira de Freitas (NTE Extremo Sul)
27/10 – Paulo Afonso (NTE Itaparica)
28/10 – Ribeira do Pombal (NTE Seminário Nordeste II)
29/10 – Bom Jesus da Lapa (NTE Velho Chico)
30/10 – Santa Maria da Vitória (NTE Bacia do Rio Corrente)
Foto: Divulgação
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta