A avaliação foi iniciada nessa segunda-feira (24) e prossegue até o dia 5 de maio. Até novembro, serão aplicadas três avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A nova ferramenta – disponibilizada virtualmente – possibilita, por exemplo, o acompanhamento individual e contínuo de cada aluno, o que facilita a identificação rápida de alguma lacuna de aprendizagem e sua solução imediata. A partir disso, tanto a escola quanto a SEC poderão fazer o replanejamento pedagógico das rotinas escolares.
No Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, a avaliação envolve 170 alunos do 3º ano do Ensino Médio. A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Carmem Lisboa de Cássia, considera que, além de ser atrativa, a nova ferramenta vai melhorar a conexão entre estudantes e professores ao encurtar distâncias, agilizar e facilitar o aprendizado. “É um apoio fundamental ao ensino. As atividades que são disponibilizadas vão incrementar as disciplinas, trazendo novas abordagens. Além disso, o tempo de retorno aos questionamentos dos alunos será mais rápido”, avalia.
Em Ituaçu, distante a 470 quilômetros de Salvador, muitos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Albércio da Costa Brito já fizeram a avaliação. Leomara Nascimento Alves, 17 anos, falou sobre a sua experiência. “É uma ferramenta que tem acesso fácil, rápido e prático. Não tive problemas em tirar as dúvidas, porque ela também é autoexplicativa e abrange muitos conteúdos. É muito legal!”.
O superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães, disse que a plataforma é de fácil navegabilidade e que os estudantes acessam de qualquer aparelho, como celular, tablete ou equipamentos da escola, os laboratórios de informática. “Antes desta avaliação, nós realizamos um evento-teste na quarta e quinta-feira da semana passada, para criar uma certa familiaridade dos estudantes e educadores com a ferramenta. Agora, como a avaliação vale para o diagnóstico, percebemos que não houve maiores dificuldades. Então, podemos dizer que esta primeira etapa está sendo extremamente positiva”, destacou, ao ressaltar que, independentemente da avaliação que está sendo feita, a Plurall passa a ser usada no dia a dia da escola.
Acesso – Os estudantes podem acessar a Plataforma Plurall por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou diretamente no novo Sistema de Gestão de Aprendizagem, pelo endereço http://enova.educacao.ba.gov.br/plurall-2, através do celular ou dos equipamentos disponíveis nas escolas.
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