A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o “Encontro da rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica”, com a participação dos gestores dos centros territoriais e estaduais de Educação Profissional da área do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26). A atividade formativa, que segue até o dia 15 de dezembro, visa apresentar e discutir o documento referencial curricular, aprofundar as metodologias de ensino aplicadas nos eixos tecnológicos e os projetos de desenvolvimento das tecnologias sociais como resultado das práticas pedagógicas a partir de experiências e vivências escolares.
A programação do encontro inclui assuntos como: “Contextualização sobre as ações da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede em 2021 sobre o continuum pedagógico: desafios e novas perspectivas”; “Apresentação às unidades do planejamento pedagógico e de gestão administrativa e financeira para 2022”; “Mesa sobre o Documento Referencial Curricular da Bahia (EPT integrada ao Ensino Médio)”; “Relatos de experiências exitosas em torno do currículo da EPT nos centros de Educação Profissional”, além de seminários temáticos sobre temas como a “Arquitetura curricular e a organização do trabalho pedagógico da EPT/BNCC”.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do encontro. “Estamos chegando ao final do ano letivo 2020/21 e este encontro é justamente para darmos uma refletida sobre as ações realizadas e ver como poderemos conduzir o ano letivo de 2022. Este foi um ano de muita conquista, no qual tivemos muitas ações de qualidade que foram produzidas. O nosso desejo é começar 2022 fazendo o exercício de revisão com os estudantes para que eles tenham evolução na idade série”, afirmou.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, destacou o objetivo central do encontro. “O nosso intuito é aprofundar questões como os desafios, as políticas de Educação Profissional e Tecnológica e outras demandas. No entanto, o pano de fundo é o debate do currículo e poder observar essa integração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que se faça, neste processo de sistematização por meio de técnicas e dos saberes acumulados, o desenvolvimento de novas tecnologias e, ao mesmo tempo, a mostra desse conhecimento que a gente passa a ter”.
Segundo a gestora Verônica Lisboa, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Anísio Teixeira, em Salvador, este encontro é fundamental. “Saímos de um processo de pandemia, do qual tivemos que nos adequar a várias novidades, e, agora, devemos nos preparar para o ano letivo de 2022, pois ainda estamos em pandemia. Além disso, é necessário discutir alguns pontos da Educação Profissional e trocar experiências com outros gestores, pois uma ideia simples que o colega tem pode ser aplicada nos nossos respectivos centros e isso é muito importante”, comentou.
Foto: Claudionor Jr /ASCOM/SECBA
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