Educadores da rede estadual de ensino, nomeados no mês de abril deste ano para ocuparem os cargos de professor e coordenador pedagógico, participam, nesta segunda e terça-feira (16 e 17/09), da Formação para educadores ingressantes na rede estadual. A atividade, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) , conta com a presença de educadores de nove Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da Bahia. Ao todo, participam do encontro 120 educadores.
Como forma de acolher os novos educadores da rede Estadual, a formação para ingressantes possui carga horária de 16 horas e busca apresentar a estrutura da gestão pública bem como dar o apoio necessário aos novos estatutários. “Neste mês de setembro, receberemos no Instituto três turmas de ingressantes. É um privilégio poder recepcionar esses educadores com formação continuada. São dois dias para uma imersão sobre currículo, educação inclusiva, metodologias ativas. Momento oportuno também para uma orientação das possibilidades de desenvolvimento na carreira docente”, explicou a superintendente de Políticas para Educação Básica da Secretaria da Educação, Helaine Pereira.
Programação
Durante o encontro, os ingressantes conhecem a estrutura da gestão pública e assistem a um painel sobre Progressão e Carreira no Magistério Público. Eles também participam de oficinas de Aprendizagem Ativa e Novas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva e Indicadores e Avaliação Educacional.
“Estamos tendo uma experiência espetacular. Minha expectativa é de aprender. Para ensinar a gente precisa aprender e é justamente para isso que estou aqui. Para buscar um pouco mais de conhecimento para passar para os nossos alunos. É uma experiência ímpar. A forma com que vocês estão nos recebendo, com tanto carinho e cuidado, nos encoraja a continuar trabalhando cada vez melhor”, afirmou o professor Raimundo da Paixão Júnior, de Bom Jesus da Lapa (NTE 02 – Território do Velho Chico).
A formação, que acontece na sede do IAT, conta ainda com uma visita ao Maria Felipa Lab, um espaço maker desenvolvido pelo instituto para ser um local de formação, pesquisa e aprendizagem, e que oferece um ambiente completo de fabricação de soluções de baixa e alta tecnologia. Esta é a terceira turma de ingressantes a realizar a formação. Ainda em setembro, mais um grupo de professores e coordenadores pedagógicos recém ingressados participarão da ação formativa, prevista para os dias 26 e 27 de setembro.
Foto: Ascom IAT
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta