Visando buscar soluções para melhorar os indicadores da Educação Básica Pública Municipal, tendo em vista os processos de alfabetização na idade certa e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb – das escolas do município, foi realizada uma reunião entre a Supervisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico de Porto Seguro (SEDUC), por meio das suas etapas, modalidades e núcleos; a Presidência do Conselho Municipal de Educação (CME) e representantes do corpo docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na sala de reuniões do CME, localizada no prédio da SEDUC, no dia 10/03.
Durante a reunião, foi discutida a necessidade do aperfeiçoamento profissional dos docentes e gestores (as) escolares do município, através da oferta de cursos na UFSB.
O supervisor pedagógico da SEDUC, Epaminondas Castro, destacou a necessidade do investimento na formação dos gestores (as) das unidades escolares. “Para o processo de gestão democrática, apenas 50% demonstrou o interesse em participar das eleições”, enfatizando a importância da formação continuada. “Precisamos analisar a possibilidade do oferecimento de cursos de pós-graduação e mestrado”.
A presidente do CME, Luzia Fernandes, saudou a equipe da UFSB, considerando a reunião oportuna, além de reforçar a importância dos cursos de formação.
Cursos que deverão ser oferecidos
Já o professor decano da UFSB, Francisco de Assis Nascimento Júnior, informou que a universidade vai proporcionar cursos de pedagogia e de educação no campo. “As vagas deverão ser ofertadas no próximo processo seletivo. Serão duas turmas de 40 alunos, por semestre”, acrescentando que também deverão ser ofertadas cinco vagas para especialização em ciências e matemática, destinadas a professores da rede municipal.
Também participaram da reunião as professoras da UFSB Pâmela Peregrino da Cruz, Fernanda Luzia Lunkes e Ângela Maria Garcia.
Fonte: SEDUC/Porto Seguro
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta