As escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de Santo Estêvão, no centro-norte da Bahia, participaram da ‘Semana da Escuta das Adolescências’. A iniciativa, que começou no dia 13 de maio, terminou nesta segunda-feira, 27.
Segundo a gestão municipal, a ação é parte fundamental para o desenvolvimento do Programa Escola das Adolescências, que será implementado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
A Semana da Escuta das Adolescências está sendo realizada em duas etapas: inicialmente, os alunos participam de rodas de conversa mediadas por professores, seguidas pela aplicação de um questionário online. Essa abordagem visa dar voz aos adolescentes, incentivando-os a expressar suas visões e anseios sobre o ambiente escolar e o processo de ensino-aprendizagem.
As respostas dos alunos serão utilizadas pelo MEC para selecionar, considerando o contexto socioeconômico e étnico, as escolas que serão contempladas com o Programa Escola das Adolescências. O objetivo do programa é auxiliar os adolescentes com suas dificuldades psíquicas e de letramento.
A gestão municipal de Santo Estêvão defende que o envolvimento das duplas gestoras e do corpo docente tem sido crucial para o sucesso da iniciativa, pois são responsáveis por mobilizar a participação estudantil. Além disso, a contribuição dos alunos, expressando suas dificuldades, projetos de vida e sonhos, será fundamental para a criação de políticas educacionais que visam melhorar a convivência e o bem-estar no ambiente escolar.
Foto: Divulgação
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta