A Prefeitura Municipal de Simões Filho, por meio da Secretaria de Educação, implementou, no dia 17 de outubro, o Plano Educacional Individualizado (PEI) para estudantes da Educação Inclusiva no município. O evento aconteceu no Centro Especializado da Criança e Adolescente com Deficiência (CECAD).
Para iniciar o processo de elaboração do documento, a Dra. em Educação Especial, professora Mariana Lopes, e a especialista em Educação Especial, professora Eliade Lisboa Santos, ministraram uma palestra com o tema: “A construção do PEI como ferramenta na inclusão de estudantes da educação especial e inclusiva”.
O evento contou com a presença de familiares de estudantes neurodivergentes, membros da Comunidade Quilombola Dandá, representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, além de técnicos pedagógicos e coordenadores da Secretaria de Educação.
Para garantir a acessibilidade, as intérpretes de Libras Tatiana Puridade Mendes e Cristiane Silva Oliveira traduziram as falas para os representantes da comunidade surda, incluindo o estudante surdo da Escola Municipal Gildo Piana.
Após a abertura, o processo de implantação avançou nos dias 23 e 24 de outubro, com a construção do documento, contando com a participação da comunidade educacional e representantes intersetoriais, sob mediação da Dra. Mariana Lopes e da coordenadora de Educação Inclusiva da SEMED, Prof.ª Eliade Lisboa Santos.
“Nosso PEI irá nascer em breve e está sendo construído por quem está no chão da escola e por quem participa ativamente na vida de nossos educandos. Todos juntos, por uma Educação cada vez mais inclusiva em nosso município”, destacou a professora Eliade Lisboa, coordenadora de Educação Inclusiva.
Estiveram presentes no evento a secretária de Educação, professora Heliene Mota; as superintendentes Silvana Lima e Nilzete Gomes; a coordenadora de ensino Evangivalda Queiroz; a coordenadora de Educação Inclusiva Eliade Lisboa Santos e sua equipe Egilane Maria Ramos e Ecila Maria Costa; além das consultoras em Educação Inclusiva, Dra. Mariana Lopes e Arina Lopes.
Foto: Divulgação
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta