A Smed em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM) lançou a 3ª edição do Projeto A Cidade Somos Nós. A Iniciativa compõe um conjunto de ações educativas realizadas junto aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de formar cidadãos atuantes e conscientes da importância da transparência pública, como ferramenta de controle social. A apresentação do projeto aos gestores, professores e representantes das Gerências Regionais aconteceu quarta-feira (20), no Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Profissionais da CGM, que atuam na área de transparência e controle social, em parceria com os professores da rede municipal de ensino realizarão encontros pedagógicos interativos – as Oficinas Interativas de Transparência e Controle Social, com os alunos participantes, que receberão exemplares impressos da “Cartilha A CIDADE SOMOS NÓS” (a cartilha também conta com a versão digital).
Conforme Ana Paula Teles, supervisora da Gerência de Currículo da Smed, o público alvo do projeto são estudantes do 8º e 9º ano por uma questão de raio de ação. “Eles já estão mais perto de sair da escola e a gente quer que eles se beneficiem do contexto do projeto. Este primeiro momento é para apresentar aos diretores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes das Gerências Regionais, todo o trabalho que vai ser feito ao longo do ano”, explica.
O subcontrolador geral da CGM, Alan Rocha afirma que o projeto desperta no jovem a importância de disseminar os instrumentos de controle social, de estarem atentos à transparência e na formação como cidadãos. “O jovem é nosso elemento de mudança, a melhor forma de construir uma cidade mais plural, mais igualitária, onde a sociedade civil seja mais participativa, é exatamente investir na juventude. Por isso devemos instrumentalizá-los, para que eles possam agir de forma cidadã no acompanhamento de ações do poder público”.
Paulo Oliveira, coordenador de Controle Social da CGM afirma que a ideia do programa A Cidade Somos Nós, tem a finalidade de despertar no estudante o ser cidadão, enquanto protagonista da sua cidade. “Tomar consciência do seu pertencimento, da sua identidade, sua territorialidade”, destaca. As inscrições para as oficinas já estão abertas até o dia 5 de agosto e dia 7 a equipe da CGM já começa a visitar as escolas inscritas para distribuir as cartilhas, aplicar atividades e vivências.
A coordenadora pedagógica da GRE Cajazeiras, Márcia Monte disse que depois de um longo período de distanciamento, a expectativa é grande. “Nesse momento de retomada, a gente precisa trazer esse movimento vivo para a escola. Um projeto desse que trata da cidade, que faz com que os alunos compreendam seu papel como cidadão, temos que apoiar e motivá-los a produzir com foco na escrita, na consciência, vamos mobilizar sim os alunos a participarem.
Foto: Ascom
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta