O Curso de Robótica para Alunos de Escola Pública, desenvolvido por André Luis Neris de Jesus, de Salvador, recebeu o prêmio de menção honrosa pelo impacto tecnológico e social. A iniciativa, que vem sendo realizada há sete anos, oferece aos alunos da rede pública acesso à tecnologia por meio da plataforma Arduino, promovendo o aprendizado em Eletrônica, Física, Matemática e Programação. Um dos maiores sucessos do projeto foi o desenvolvimento do Dispositivo Robótico para Auxiliar Pessoas com Deficiência Visual, reconhecido em várias feiras de ciências.
“Estou muito feliz por essa homenagem, porque foram mais de 80 projetos, este ano. Mas é muito mais gratificante, na verdade, ver a felicidade dos alunos que participam. Vejo este projeto como algo transformador, através do qual eles percebem nele a perspectiva de um aperfeiçoamento do ponto de vista de conhecimentos, de interação social e de poder participar de eventos na escola ou falar da escola. Tudo isso é proporcionado através das aulas de robótica. Então, realmente eu estou muito feliz e grato”.
Outro projeto homenageado com a menção honrosa por sua contribuição à preservação cultural indígena foi o “Grupo Cultural Tapurumã Uí Ikhã”, de Siuane de Oliveira Lima, de Porto Seguro, que conquistou o sétimo lugar. Através dele, um grupo formado por jovens indígenas, do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, promove atividades culturais e educativas, focadas na valorização das tradições e no fortalecimento da cidadania. Além de oficinas de confecção de adereços e pinturas corporais, o grupo realiza apresentações de danças e palestras sobre a história indígena, envolvendo atualmente 50 alunos. “Estou emocionada. O evento foi lindo. Eu me sinto honrada e muito feliz pelo reconhecimento”, afirmou a professora.
Promovido pela Saeb, o Prêmio Servidor Cidadão tem o objetivo de incentivar e valorizar servidores estaduais com atuação no âmbito da comunidade baiana, realizando iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida, o aprimoramento da prestação de serviços, o desenvolvimento cultural e a formação profissional ou educacional.
Deixe uma resposta