VII Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá têm início nesta segunda (18), em Olivença

Com uma programação marcada por atividades desportivas e culturais, os VII Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá começam na próxima segunda-feira (18), na Aldeia Mãe Olivença, em Ilhéus. Idealizado pelo Grupo de Jovens Indígenas Tupinambá de Olivença, a competição contará com a participação dos estudantes da Educação Indígena do sul e extremo sul da Bahia, além de indígenas de outros estados e alunos convidados das redes municipais e estaduais de Ilhéus de outras etnias, como Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe, Tuixá, Kiriri e Pankararé.

Criado com o objetivo de proporcionar a troca de vivência intercultural e o fortalecimento da cultura indígena tupinambá, os jogos indígenas da região terão como público alvo 725 estudantes de escolas estaduais indígenas, entre crianças, adolescentes, adultos, idosos e alunos com necessidades especiais.

Durante o evento esportivo-cultural, que acontece até domingo (24), serão disputadas as modalidades cabo de guerra, arco e flecha, zarabatana, natação, canoagem, corridas rústica, maracá e com toró, arremesso de tacape, futebol e surf. Na parte cultural, os jogos – que vão acontecer próximo às comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) e do Dia do Estudante (11 de agosto) – vão envolver atividades como a tradicional Puxada do Mastro e o Ritual do Povo Tupinambá, no qual são apresentados canções entoantes, danças e oração.

Sobre os jogos indígenas – Os Jogos Indígenas Estudantis têm como objetivo proporcionar a visibilidade e o fortalecimento da diversidade étnica e cultural dos povos indígenas, bem como contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos através do esporte.

 
Foto: Ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *