Busca ativa escolar e protagonismo estudantil: Núcleo de cidadania de adolescentes promove o I Fórum Comunitário em Cachoeira-Ba

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Cachoeira promoveu o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Protagonizado pelos/as adolescentes das escolas da Rede Municipal, o Fórum aconteceu no dia 10/05/2022. O objetivo central foi envolver a comunidade na identificação e discussão dos principais problemas relativos à situação de crianças e adolescentes do município, os dados são pautados nos indicadores sociais e no diagnóstico participativo, propostos pelas diretrizes do Selo UNICEF.

Na abertura oficial do Fórum, que contou com expressiva participação de estudantes das zonas rural e urbana de Cachoeira, a Prefeita Eliana Gonzaga enfatizou: “as crianças não são apenas o futuro… são o nosso grande e precioso presente! Portanto, temos assumido, incansavelmente, esse compromisso de priorizar a implementação de Políticas Públicas para crianças e adolescentes em nosso município.” Em seguida, a vice-prefeita, Cristina Soares, ratificou: “a nossa gestão tem assumido um olhar sensível e comprometido no que diz respeito à garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Reunidos aqui hoje, estamos protagonizando o início de uma nova luta: a efetiva implementação das ações do Selo UNICEF em Cachoeira”.

A equipe de articulação municipal do Selo UNICEF, também salientou: “esta é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a infância, para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.” O Secretário Municipal de Educação, Roberto Franco, enfatizou a importância do evento e se dirigiu aos presentes: “esse sonho se tornará realidade em nosso município: o Selo UNICEF será o nosso norteador. A gestão tem assumido esse compromisso no caminho da valorização dos seres humanos e do desenvolvimento social, a partir de três pilares fundamentais: Saúde, Educação e Assistência Social para as nossas crianças e suas famílias!”

O município de Cachoeira fez a adesão ao Selo UNICEF, edição 2021-2024, contando com uma equipe de mobilizadores que tem acompanhado as escolas e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, no sentido de refletir, discutir e garantir a construção de Políticas Públicas. Contando com estudantes da Rede Municipal, o NUCA de Cachoeira é composto por 38 adolescentes e jovens (com faixa etária entre 12 e 17 anos), organizado em 2 núcleos de cidadania, com 19 estudantes cada: um núcleo reúne estudantes da sede do município; e o outro com estudantes da Bacia do Iguape, das escolas quilombolas de Cachoeira.

Reconhecendo a importância do protagonismo estudantil, o I Fórum Comunitário contou com a orientação e mobilização da articuladora do Selo UNICEF no município e dos mobilizadores das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. Durante a sua explanação, a articuladora, Adinail Aragão, sublinhou: “precisamos que nenhuma criança esteja fora da escola! Este Fórum simboliza o compromisso do nosso município em seguir monitorando as ações já existentes e propondo novos caminhos para construir os direitos, observando a diversidade sociocultural das nossas crianças e adolescentes!”.

Representando o NUCA, o estudante quilombola, Fábio Souza (16), apresentou o Plano de Participação Cidadã dos Adolescentes (PPCA), destacando os principais eixos norteadores dos debates, observando o empoderamento feminino, a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento ao racismo e outras formas de violência. Concluindo a sua intervenção, afirmou: “temos consciência que carregamos em nós o sonho e o desafio de protagonizar as necessárias transformações sociais!”.

 

Ivonete Bispo Conceição
Coordenadora do Busca Ativa Escolar em Cachoeira
Mobilizadora do Selo UNICEF na Secretaria de Educação
Cachoeira – Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *