BUSCA ATIVA ESCOLAR: Rede Municipal de Cachoeira-BA promove ações de mobilização.

Na semana que antecede o retorno das atividades presenciais nas unidades escolares da

Rede Municipal de Cachoeira, a Secretaria de Educação segue empenhada na organização das

ações de mobilização da Busca Ativa Escolar. Em linhas gerais, a Busca Ativa trata-se de uma

plataforma desenvolvida pelo UNICEF em parceira com a Undime, que disponibiliza metodologias

e ferramentas para mapear a realidade e garantir os direitos das crianças e adolescentes, auxiliando

no enfrentamento do abandono e da exclusão escolares.

O município de Cachoeira já renovou a adesão à Busca Ativa Escolar, intensificando suas

ações por meio do Selo UNICEF, iniciativa que “reúne representantes de diferentes áreas –

Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de

proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de

uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências

necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua

permanência na escola.”

Não obstante, além deste necessário mapeamento, as ações da Busca Ativa Escolar e do

Selo UNICEF vislumbram estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização

e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, colocando-os como prioridade da gestão pública

municipal, sobretudo neste contexto de retomada das atividades presenciais nas escolas, após dois

anos adotando estratégias de ensino remoto, tendo que lidar com a falta de acesso de muitos(as)

estudantes à Internet e a aparelhos tecnológicos.

Deve-se considerar ainda que esses dois anos fora da escola física podem ter gerado

interferências no aumento dos índices de desigualdade e dos fatores socioeconômicos ligados à

probabilidade de crianças, adolescentes e adultos não retornarem às escolas, principalmente nas

famílias em situação de maior vulnerabilidade social. Some-se a isto, o fato de o Brasil ser um dos

países que, durante a crise sanitária causada pela pandemia, permaneceu por mais tempo com

suas escolas fechadas. Além dos impactos na aprendizagem dos(as) estudantes, este fator pode

interferir diretamente na desmotivação, afastamento e abandono definitivo da escola.

Ao observar tais impactos, é possível reconhecer também que, mesmo considerando os

avanços tecnológicos dos últimos anos, não há como substituir o ambiente escolar e todo o seu

significado simbólico, social e efetivo. Na educação básica, as intervenções do(a) professor(a), a

convivência e socialização em sala de aula e a interação entre os agentes da comunidade escolar

são partes indispensáveis do processo ensino-aprendizagem.

Neste cenário, observando estimativas e dados de pesquisas recentes da Undime (União

Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), os(as) estudantes provenientes de famílias de

baixa renda, negros(as) e da região Nordeste constituem o perfil dos que apresentam maior risco

de abandono escolar. Esta vulnerabilidade é ampliada por “fatores como a perda de frequência no

acompanhamento das atividades, o ritmo de interação e o vínculo com a escola.” Além destas

latentes realidades, e da necessidade de começar a trabalhar (formal e/ou informalmente) cada vez

mais cedo para ajudar a compor a renda familiar, muitas crianças, adolescentes e jovens têm

apresentado desmotivação, receio de não conseguir acompanhar as atividades escolares (baixo

rendimento), além da fragilidade na saúde mental e crises de ansiedade.

Considerando tal realidade, as ações da Busca Ativa Escolar apresentam-se como

fundamentais para evitar essa problemática da evasão na Rede Municipal de Ensino. Nesta

perspectiva, as escolas municipais de Cachoeira estão organizando uma semana de mobilização

da Busca Ativa Escolar, de 07 à 11/03/2022, que contará com diversas ações de sensibilização nas

comunidades rurais e na sede do município: visitas às residências das famílias dos(as) estudantes,

reuniões e rodas de conversa com pais e familiares, campanhas nas rádios locais, carros de som,

divulgação de card’s nas redes sociais, panfletagem na Feira Livre, parceria com associações de

moradores e outras entidades das comunidades etc. Será uma semana de mobilização efetiva,

motivando e orientando acerca do retorno às atividades presenciais.

A principal proposta é mobilizar a comunidade escolar e traçar estratégias para apoiar o

regresso e permanência dos(as) estudantes; realizando estudos diagnósticos e articulando ações

de intervenção que atendam às demandas emergenciais da infraestrutura das escolas, além de

garantir apoio psicológico e técnico para os profissionais da educação, aos(às) estudantes e seus

familiares, quando necessário.

Além das iniciativas supracitadas, a Secretaria de Educação criou o NAPE – Núcleo de Apoio

Pedagógico Especializado. Contando com Psicopedagoga, Assistente Social e a Equipe

Pedagógica, que coordenam, acompanham e orientam os procedimentos necessários para garantir

o direito à educação de qualidade a crianças e adolescentes com necessidades especiais;

construindo estratégias, planos individualizados e contribuindo na implementação de políticas

públicas referentes à acessibilidade e à educação inclusiva. Todas essas ações amparam-se no

lema que move a Educação Municipal de Cachoeira nesse momento: “Fora da Escola não pode”.

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