Professoras em Cachoeira organizam programa de formação de alfabetizadores na rede municipal

A alfabetização é uma etapa do processo educacional e social de importância vital na
formação de cidadãos. Idealmente, ele ocorre por volta dos seis aos oito anos e é ministrado
por profissionais da educação. Com a pandemia tal processo sofreu impactos, gerando uma
grande necessidade de repensar as práticas desenvolvidas nas escolas principalmente nos
anos iniciais do Ensino Fundamental.

Expandindo o entendimento acerca dos processos de alfabetização e suas dificuldades,
a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira realizou nos dias 25 e 26 de julho o primeiro
encontro referente ao Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) para
docentes do 4º e 5º Ano, utilizando a metodologia oferecida pelo Programa lançado pelo MEC
no início do ano de 2001, como uma ferramenta a ser revista na contextualização das práticas
educacionais atuais.

Sob a orientação da Coordenadora dos Anos Iniciais no Município, Alzileide Souza dos
Santos de Freitas em parceria com a Professora Ivonete Bispo Conceição, a proposta de
intervenção foi lançada para os professores e professoras da Rede, com o objetivo de oferecer novas
técnicas de alfabetização. Segundo a Coordenadora: “com base nas transformações das práticas
de ensino da leitura e da escrita a partir das pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberoski e a
publicação da obra Psicogênese da Língua Escrita, estabeleceu-se novos parâmetros e
orientações para o processo de alfabetização das crianças”.

Ao longo do segundo semestre do Ano Letivo 2022, as professoras da Rede Municipal de
Ensino participarão mensalmente, de outros encontros destinados ao processo da leitura e
escrita trabalhados com apresentações de coletâneas de textos e vídeos com foco no
reconhecimento das normas e regras da escrita para inspirar os estudantes a serem
usuários da mesma. Assim, conforme afirmou a Professora Alzileide Freitas, “é preciso levar
em conta que para o estudante aprender corretamente a ler e escrever, é necessário que
participe de situações que o façam refletir, inferir, estabelecer relações e compreender
informações, transformando-a em conhecimento próprio, significativo”.

 

Professora ensina método de alfabetização do MEC

 

Professoras em roda no encontro de alfabetização

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