Candeias: escolas da rede municipal recebem internet banda larga de alta velocidade.

Em cumprimento às metas de modernização do ensino estabelecidas pelo programa EDUCANDEIAS, a Rede Municipal de Ensino de Candeias está implementando internet banda larga de alta velocidade em toda as suas unidades escolares. 

O serviço atende a uma reivindicação antiga de profissionais da Educação e alunos. A falta de conectividade sempre

ocasionou inúmeros prejuízos aos projetos pedagógicos e à gestão administrativa das unidades escolares, desde a impossibilidade de enviar simples e-mails, até a necessidade de realizar download de conteúdo didáticos e contatar educadores e famílias. 

Com a medida, as escolas da rede municipal passam a ganhar internet via fibra óptica, a tecnologia de transmissão de dados mais atual e indicada para empresas e para o uso doméstico de alta performance. Com o novo serviço, será possível dar mais dinamismo e rapidez à execução de atividades do cotidiano escolar. 


Roteador acompanhado de fibra ótica
na sala da Gestão. Escola Papa Paulo VI.

 

A implementação se encontra em fase final, com seu término previsto para o mês de dezembro. Até lá, todas as unidades escolares já terão recebido a infraestrutura de internet, compreendendo todo o cabeamento e os aparelhos periféricos necessários para garantir o seu funcionamento, como modens e roteadores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, dentre as 28 unidades que ainda aguardam a implantação do serviço, metade se encontra em processo de reforma, o que inviabiliza, momentaneamente, a instalação do serviço.

 

Sistema de Gestão Escolar Informatizado e novos equipamentos eletroeletrônicos

A instalação de internet banda larga nas unidades escolares da rede de ensino ocorre em paralelo à implantação de um completo sistema de matrícula informatizada e de gestão educacional, adquirido pela Prefeitura Municipal de Candeias. O sistema, que funciona através da internet, transformará a matrícula de novos alunos em um processo totalmente on-line, além garantir a lotação de professores, a transferência de alunos, a emissão de históricos, a solicitação de ordens de serviço e o registro de ocorrências de forma 100% digital.

Além do novo sistema de gestão, a rede municipal também está adquirindo novos equipamentos eletroeletrônicos para entregar às unidades escolares, garantindo o uso amplo e diversificado da conexão em banda larga. Ao todo, serão entregues novos computadores, impressoras, roteadores, projetores, lousas digitais, entre outros componentes que prometem favorecer a modernização da gestão escolar, do ensino e da aprendizagem na Educação Básica pública de Candeias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *