Escolas estaduais celebram os festejos juninos com atividades culturais

Com o intuito de celebrar os festejos juninos, as escolas da rede estadual de ensino realizaram nos últimos dias, antes do recesso de São João, que acontece de 20 de junho a 3 de julho, diferentes atividades culturais como quadrilhas, concursos de barracas, desfile de carroças, apresentações culturais e degustação de comidas típicas. As atividades tiveram como foco a valorização e o resgate da festa tradicional nordestina.
No Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado em Firmino Alves, foi realizado o “Arraiá de Volta para o meu aconchego”, aberto à comunidade e que contou com um concurso de barracas temáticas produzidas pelos próprios estudantes. Além disso, houve apresentações de quadrilhas, “Casamento matuto” e muito forró cantado por artistas da região.
O estudante Cleiton Santana, 19, 3° ano do Ensino Médio, destacou a importância da atividade. “O concurso de barracas nos ensinou o valor que tem a cultura da festa junina no nosso território, por ser regido pelo povo sertanejo que, majoritariamente, veio da caatinga brasileira, onde essa cultura era muito presente e nos faz honrar as nossas raízes”. O estudante Hugo Lopes, 16, 2º ano do Ensino Médio, disse que a inciativa proporcionou muita diversão. “Sem dúvida foi um dos melhores festejos, pois a comunidade, pais e alunos se engajaram de uma forma que nunca foi vista antes”. Maristela Jesus, 16, também do 2º ano, aprovou os festejos na escola. “A atividade nos traz uma riqueza de conhecimentos sobre as festas juninas e seu significado”.
Em Valente, a comunidade escolar do Colégio Estadual de Valente percorreu as principais ruas da cidade com o tradicional desfile de carroças realizado há mais de 15 anos pela unidade. “Neste ano, levamos às ruas o centenário da semana de arte moderna em interseção com o forró. Nossos estudantes tiveram a oportunidade de recontar esse importante marco histórico, literário, artístico e cultural do Brasil. Também tivemos apresentações musicais e da quadrilha junina, que demonstrou como o movimento literário reverbera em nossa sociedade atual, através da tradição e do forró presentes nos festejos juninos”, explicou o diretor Rômulo Monteiro.
Para a estudante Clara Isabel Alves,16, 2° ano do Ensino Médio, o tradicional desfile de carroças foi um momento inesquecível. “Depois de dois anos de pandemia nós tivemos a oportunidade de desfilar pelas ruas da cidade convidando todos para a nossa linda festa que aconteceu no mesmo dia. Eu esperei muito por esse desfile pois sabia que era um momento que nunca iria esquecer, pelo fato de ser uma tradição”, comentou.
O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Médio Rio das Contas, em Ipiaú, promoveu o “Arraiá pedagógico”, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A programação contou com brincadeiras juninas, apresentação de quadrilhas, degustação de comidas típicas e de produtos produzidos pelo CETEP, casal junino e muito forró.
Fotos: divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *