Estudantes da rede estadual participam de jogos tradicionais em celebração ao Dia dos Povos Indígenas

As escolas estaduais indígenas continuam realizando os tradicionais Jogos Indígenas, envolvendo a participação de estudantes de diferentes aldeias e etnias. Os jogos e atividades culturais têm como objetivo comemorar o Dia dos Povos Tradicionais, celebrado anualmente em 19 de abril. As atividades fazem parte do projeto “Abril indígena”, que é uma ação de formação pedagógica e cultural indígena.
No Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, localizado na aldeia Corumbauzinho, em Prado, os estudantes fizeram, nesta quarta-feira (20), uma apresentação conhecida como “Auê” e jogaram modalidades como Arremesso de takapê, Corrida com tora, Corrida rústica, Corrida de maracá, Arco e flecha, Zabatana e Pati e ô mikai. Além disso, houve uma exposição de comidas típicas, ervas medicinais e artesanato. As atividades também contaram com a participação de estudantes dos colégios estaduais indígenas Bom Jesus e Aksã Pataxó.
A estudante Marcineia Bonfim, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, falou da importância do evento. “É muito divertido participar dos jogos e, através deles, a gente aprende a ter mais disciplina e a respeitar uns aos outros. O resgate da cultura indígena é importante, pois aprendemos mais sobre a origem do nosso povo e, hoje, a gente tenta reproduzir cada detalhe do que os nossos antepassados faziam”.
Em Ilhéus, os estudantes do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuipe de Baixo participaram da abertura dos jogos com um ritual envolvendo religiosidade, música e dança conhecido como Porancy. Devido às fortes chuvas na região, as demais atividades dos jogos serão realizadas na próxima semana. Os estudantes também foram para a mata retirar das árvores a matéria-prima embira, que é utilizada na confecção dos trajes e artesanatos indígena Tupinambá.
Em Santa Cruz Cabrália, na Aldeia Coroa Vermelha, os jogos indígenas foram finalizados com os Jogos Indígenas Pataxó da Comunidade, que envolve a interação entre estudantes e pessoas da comunidade. A programação contou com apresentação cultural, Corrida rústica, Canoagem, Cabo de guerra, Corrida de tora e Desfile pataxó.
A estudante Roberta Guedes, 15, 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, disse que gostou muito de participar dos jogos. “Os jogos indígenas são muito importantes para nós, jovens alunos, darmos continuidade ao que os nossos antepassados nos deixaram. A modalidade que eu mais gostei foi Cabo de guerra, pois traz a força e resistência dos povos em união”.
Fotos: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *