Estudantes devem desacelerar para dominar a ansiedade antes do ENEM; orienta psicóloga

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecem neste domingo (21) e no dia 28 de novembro, é hora de trabalhar o nervosismo e controlar a ansiedade. Os psicólogos do Programa de Atenção e Valorização da Saúde do Professor da Secretaria da Educação do Estado (SEC) orientam que é preciso desacelerar da rotina de estudos e planejar a logística para a chegada com antecedência ao local de provas.
Para a psicóloga Jaqueline Noronha, é preciso dormir bem e trabalhar a autoconfiança. “O ideal é que, pelo menos nas 48 horas que antecedem a prova, o candidato esteja em uma rotina mais tranquila, sem perder noites; evitar estudar, o que gera muita ansiedade e não é funcional pela tensão do momento; e procurar se conectar com pensamentos positivos e ter confiança em si, o que pode minimizar as sensações geradas pelo medo que a ansiedade desperta. Para quem tem a prática de meditar ou ouvir música relaxante, essas práticas trazem ganhos positivos” .
Já no dia da prova, Jaqueline dá uma dica, caso o candidato tenha algum tipo de nervosismo. “Caso a ansiedade apareça com sintomas psicossomáticos (falta de ar, dor de barriga, tremor, suor frios, dor no peito), o ideal é a técnica de respiração. E mesmo se ela não aparecer antes da prova, durante todo o período, a dica é extremamente valiosa. Respiração 6,2,4 que funciona assim: puxa o ar pelo nariz por 4 segundos; segura o ar nos pulmões por 2 segundos; solta o ar pela boca durante 6 segundos. Isso ajuda a restaurar a oxigenação no cérebro, que é diminuída no momento da ansiedade.”

É importante ainda o planejamento para o dia da prova, no sentido de separar material didático, água e  máscara de proteção individual Além disso, é fundamental que o candidato se atenha ao horário do fechamento dos portões, programado para às 13h (horário de Brasília) e para a documentação necessária, ou seja, documento original com foto.

Projeto ENEM 100% – A última live do Projeto ENEM 100% foi realizada nesta sexta-feira, pelo canal da SEC (Educação Bahia) no Youtube. Os aulões aconteceram durante 20 semanas em um total de 59 edições, que foram exibidas às segundas, quartas e sextas e todas continuam disponíveis para acesso. Além das lives, o projeto contempla ações de mobilização, considerando o calendário nacional do ENEM, tais como regularização da documentação básica; orientações para o pedido de isenção da taxa de inscrição e para o período das inscrições; disponibilização de plataformas e recursos pedagógicos de parceiros institucionais para a preparação para as provas;  e disponibilização de recursos para as escolas para apoio logístico nos dias de prova aos estudantes da rede estadual que residem em municípios que não sediam o certame ou distritos de municípios que sediam as provas.
Para os estudantes que desejarem continuar a preparação para a prova do ENEM, a SEC promove  a maratona de aulões do ENEM 2021 até o dia 26 de novembro, na página do YouTube do EMITec, no canal TV Educa Bahia e na página da Rede ENEM.  A ação, realizada em parceria com a Rede ENEM, integra aulões das disciplinas das quatro áreas de conhecimento e de Redação para o ENEM. A iniciativa consiste em um combo completo, com aulões, e-Books gratuitos de Redação e de todas as disciplinas, com os conteúdos que mais caem no exame, além de uma bateria de simulados das provas objetivas. Para acompanhar os aulões, ao vivo, transmitidos pela Rede ENEM, é preciso realizar a inscrição no link https://bityli.com/rlYcGB. O aulão de Inglês e Espanhol será realizado de forma agrupada. Os links para baixar os e-Books e fazer os simulados estão https://cursoenemgratuito.com.br/bahia/.
Foto: Ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *