FAZENDO EDUCAÇÃO EM REDE: desafios e cuidados na retomada presencial das aulas em Cachoeira-BA

Analisando o atual contexto da saúde pública e os índices sanitários de Cachoeira, a Secretaria Municipal de Educação decidiu retomar as atividades presenciais nas Escolas da Rede, iniciando o ano letivo no dia 21/03/2022. Tal decisão é fruto de uma criteriosa observação e diálogo com outras Secretarias e profissionais da área de saúde, principalmente, infectologistas e sanitaristas.

Após realizar a Jornada Pedagógica e a Semana de Mobilização da Busca Ativa Escolar, estudando e discutindo os protocolos sanitários atualizados com todos os profissionais da educação e as famílias dos(as) estudantes, as equipes gestoras da Rede Municipal estão preparando um ambiente seguro em cada unidade escolar, buscando estratégias para garantir o uso de máscaras, o distanciamento social, a higiene das mãos e a conscientização da necessidade de vacinação dos(as) estudantes e seus familiares, caminhando para a imunização completa de toda a comunidade cachoeirana.

Ora, criar as condições necessárias e priorizar a reabertura segura das unidades escolares de Cachoeira constitui-se um compromisso inadiável, pois trata-se, na prática, de garantir o direito de crianças, adolescentes e adultos à educação. Neste sentido, o engajamento das equipes de Gestão Escolar tem sido fundamental para estabelecer as bases de um retorno, efetivamente, seguro; preservando a vida e a saúde dos(as) estudantes e seus familiares, e dos(as) profissionais da educação.

Mesmo considerando as enormes expectativas em torno da retomada das atividades presenciais, é relevante ter muita cautela ao avaliar os desafios e cuidados essenciais para nortear este processo. Pois, embora seja possível observar o avanço da imunização contra a Covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos, há ainda a necessidade de lidar com a desinformação a respeito da pandemia e dos questionamentos acerca da eficácia das vacinas.

Nesta perspectiva, além de desconstruir as fake News, as escolas assumem um papel fundamental no sentido de reforçar a importância da imunização infantil contra a Covid-19, promovendo espaços e ambientes para dialogar sobre a eficácia e segurança das vacinas. Logo, o grande desafio e compromisso da Secretaria Municipal de Educação é continuar conscientizando a população de que não havia mais condições de postergar o retorno dos(as) estudantes às escolas de forma presencial.

Portanto, atentos e sensíveis a tudo o que ocorreu nos últimos dois anos de enfretamento à pandemia, neste contexto de retomada das aulas presenciais na Rede municipal, precisamos priorizar o acolhimento aos(às) estudantes, familiares e profissionais da educação, reiterando a importância da socialização entre os pares e reconstruindo o vínculo com a escola, o sentimento dos(as) estudantes de pertencimento ao mundo escolar.

Embora seja perceptível os prejuízos e impactos da pandemia no processo ensino- aprendizagem, neste momento de retorno às atividades presenciais deve-se observar e valorizar os conhecimentos prévios dos(as) estudantes, os saberes construídos antes e durante as atividades remotas, com a utilização das tecnologias, das ferramentas, das estratégias e das metodologias adotadas naquele contexto. Sendo assim, consideramos essencial se debruçar sobre um cauteloso processo de avaliação diagnóstica, a fim de observar e adaptar o fazer pedagógico, visando garantir que os(as) estudantes aprendam, de fato. Neste processo de retorno, seremos capazes de avaliar, paulatinamente, as consequências do período de fechamento das escolas, e os possíveis impactos na saúde mental e na aprendizagem dos(as) estudantes.

Enfim, com sensibilidade, cautela e segurança, a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira tem promovido ações no sentido de garantir a contínua adequação dos espaços físicos das unidades escolares, e principalmente pensando ações, metodologias, ferramentas e estratégias pedagógicas capazes de ofertar um acolhimento caloroso e os caminhos para construção de uma educação de qualidade, efetivamente significativa e transformadora.

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