Rede Municipal de Cachoeira promove formação sobre o autismo com professores da educação infantil

O Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPE), em parceria com a Coordenação técnico-pedagógica da Educação Infantil da Secretaria de Educação da Cachoeira, realizou, no último sábado (09/04/2022), um encontro com professores do município, tendo como tema “O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS DESAFIOS”.
Promovendo ações integradas com a Secretaria de Saúde, os/as professores/as participaram da formação conduzida pela Psicopedagoga, Audrey Gomes, pela Coordenadora Geral da Educação Infantil, Lorena Gomes, a Assistente Social, Daiane Santos, e a Psicóloga Sônia Rocha, que compõem a equipe do Centro de Atenção Especial para Pessoas com Deficiência, do município de Cachoeira.
O encontro formativo contou com a participação de aproximadamente 50 professores da Rede Municipal de Ensino, e seus respectivos coordenadores pedagógicos. Na oportunidade, houve a partilha de conhecimentos, ratificando a importância do acolhimento às crianças e famílias com respeito e amor, tendo em vista diversas situações singulares que as mesmas vivenciam.
Durante a formação, professores e coordenadores da Educação Infantil tiveram a oportunidade de conhecer o conceito e as especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é caracterizado pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar repertórios restritos.
A partir destas discussões, as profissionais que ministraram a formação destacaram que cada pessoa que esteja dentro do espectro autista apresenta uma variante de sinais e sintomas. Na Constituição Federal de 1988, Art. 205: “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa”. No entanto, depara-se com os seguintes desafios: falta de diagnóstico específico, negacionismo familiar e dificuldade de aprendizagem.
Sobre a importância de promover estes espaços formativos, a equipe organizadora do evento, enfatizou: “segundo Jessica Del Carmen Perez, ‘as crianças especiais, assim como as aves, são diferentes em seus voos. No entanto, são iguais em seu direito de voar’. Portanto, precisamos lutar por uma educação justa e de qualidade, com momentos de capacitação e reflexão para nossos professores assim como foi feito.”

2 Comentários

  • Rosenita disse:

    Essas meninas estão de mais!Parabéns vcs merecem sim serem reconhecidas e aplaudidas pelo trabalho lindo de vcs!Parabéns🤗🤗🤗

  • Júlia Santana disse:

    Uma manhã de bastante troca de conhecimento, carinho e amor. Orgulho em fazer parte do time de professores do município. Muito obrigadas as meninas que dividiu conosco tanto amor. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *