Secretaria da Educação do Estado inicia etapa presencial da formação DCRB na Escola

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciou, nesta quinta-feira (4), a etapa presencial da formação DCRB na Escola, voltada à disseminação do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Com carga horária de 16 horas, a atividade acontece até esta sexta-feira (5), nas cidades de Serrinha, Ipirá, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, nas sedes dos respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), envolvendo a participação de 763 profissionais da Educação.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou sobre a importância da formação. “O foco desse momento presencial é fomentar o debate sobre o lugar do Projeto Político-Pedagógico (PPP) na implementação do DCRB/DRCM. Os cursistas discutirão o PPP a partir de três atos – situacional, conceitual e operacional -, de forma que seja possível que cada município tenha uma proposição de roteiro para a (re)elaboração do PPP das escolas”, destacou.
Para o professor Cleves Serra, que leciona Matemática no município de Antônio Cardoso, a formação é essencial. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi recentemente instituída e agora estamos tendo este apoio técnico da SEC para que possamos ser multiplicadores em nossos municípios e contribuir para a implementação desses currículos”, afirmou.
A etapa presencial é a continuidade da formação DCRB na Escola, que também foi composta por 16 horas de formação on-line, ocorrida no período de 18 a 22 de outubro. As próximas formações estão previstas para os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, com os núcleos de Irecê (NTE 01), Seabra (NTE 03), Macaúbas (NTE 12), Itaberaba (NTE 14) e Salvador (NTE 26). Já no período de 6 a 10 de dezembro, a atividade acontece nos núcleos de Valença (NTE 06), Alagoinhas (18), Caetité (13), Vitória da Conquista (20), Itabuna (NTE 05), Teixeira de Freitas (NTE 07) e Jequié (NTE 22).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *