Secretaria da Educação do Estado realizará mapeamento de competências digitais com professores da rede

A rede estadual de ensino realizará um mapeamento de competências digitais com seus professores, utilizando a ferramenta “Autoavaliação de Competências Digitais de Professores”, em formato on-line e gratuito. Desenvolvida pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a autoavaliação tem o objetivo de identificar os saberes e as capacidades a serem estimuladas nos professores das redes públicas de ensino e apoiar o seu aperfeiçoamento permanente.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito, destaca que a “Autoavaliação de Competências Digitais de Professores” tem como missão formar professores para que possam elaborar processos pedagógicos apoiados nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDI ), de modo inovador e motivador, e que resulte na aprendizagem qualitativa dos estudantes, sendo que a efetivação dessa ação se tornou ainda mais importante no atual cenário pandêmico.

“A ferramenta atende a um duplo objetivo: auxiliar o professor a organizar o seu percurso formativo, contribuindo para a autogestão da sua carreira, e permitir à Secretaria compreender o perfil do seu corpo docente no que concerne às suas ‘habilidades digitais’, ajudando a construir propostas formativas mais aderentes às reais necessidades dos educadores”, pontuou a gestora. A partir daí, completa, será possível planejar capacitações e formações alinhadas com os ensejos e necessidades de desenvolvimento profissional.

Para tanto, a Secretaria da Educação precisa conhecer a realidade, ou seja, como os professores da rede estadual estão usando os recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas. O questionário a ser respondido é composto por 23 perguntas objetivas, que analisam 12 competências digitais e está disponíel em: http://guiaedutec.com.br/educador. Cada docente receberá uma devolutiva individual sobre seu nível de apropriação quanto a conhecimentos e usos de tecnologias digitais, assim como também orientações e direcionamentos que incentivam o protagonismo de seu desenvolvimento profissional. A síntese dos dados contribuirá para o planejamento de programas e cursos de formação continuada; a implementação da política educacional com a intenção de identificar as necessidades de formação; e a elevação das competências digitais dos educadores.

 

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