Secretaria e escolas estaduais celebram o Dia Mundial da Água com diversas atividades pedagógicas

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e as escolas da rede estadual de ensino realizaram diversas atividades pedagógicas alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, dia 22 de março. A data traz uma reflexão a respeito da importância da preservação e conservação dos recursos hídricos para a sobrevivência dos seres vivos. Dentre as atividades promovidas, se destacaram visitas a rios, aulas de campo, live e discussões sobre a temática.

No município de Cipó, os estudantes do Colégio Estadual Professora Ivone Victor Fernandes Santos visitaram o Rio Itapicuru durante uma aula de campo interdisciplinar, na qual abordaram sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, nas salas de aula, eles interpretaram músicas temáticas de artistas como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Guilherme Arantes, bem como discutiram sobre a Declaração Mundial dos Direitos da Água, redigida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O estudante David Souza, 16, 2º ano do Ensino Médio, que estuda na unidade escolar, disse que gostou muito das atividades, pincipalmente da visita ao rio de sua cidade. “Foi muito bom sair da escola e ter uma aula diferente, em contato com a natureza. É muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da água, pois um dia ela pode acabar”, comentou.

Em Iguaí, cidade que se destaca pelo seu importante potencial hídrico, os estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias fizeram uma visita ao Rio Gongogi, no local onde se desagua o Rio Preto, que abastece toda a cidade. O estudante Andrey Mark Silva, 16, 2º ano do Ensino Médio, aprovou o passeio. “A nossa cidade é rica em água e possui diversas cachoeiras e balneários, que devemos preservar para não haver escassez de água. É muito importante que a gente cuide do meio ambiente, pois a água é um recurso essencial para os animais e a humanidade”, disse.

No Colégio Estadual professora Luzia Carvalho Silva, em Antas, os estudantes fizeram uma caminhada pelas ruas do município segurando faixas e distribuindo panfletos informativos para a conscientização da população e na unidade escolar realizaram apresentações de podcasts e vídeos produzidos sobre a temática. Já em Salvador, os estudantes do Colégio Estadual Abílio César Borges visitaram a Estação de Tratamento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Além disso, eles fizeram uma exposição de cartazes e assistiram a vídeos educativos e a um filme sobre a problemática da falta de água.

Live – Para promover reflexões sobre a água e discutir estratégias para desenvolver a temática no currículo escolar, a SEC realizou uma live com o tema “Água: fonte de vida, conhecimento e transformação”. A atividade, transmitida no canal do YouTube da SEC, pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3JNAZ65.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da temática. “Fizemos um debate muito interessante sobre currículo, proteção do meio ambiente, recursos naturais, escassez de água e crises pelo uso desordenado dos nossos recursos hídricos e naturais. Refletimos sobre esses grandes problemas que afetam toda a humanidade e que devem ser objeto de estudo continuado na nossa escola pública”.

A live contou, ainda, com a participação do superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) e diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente em Recursos Híbridos (INEMA), Eduardo Topázio; do coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da SEC, Marcius Gomes; e da professora Daiana Matos, do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis, em Presidente Tancredo Neves, entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *