Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira promove Formação Continuada sobre alfabetização e letramento

A pandemia impactou fortemente a educação brasileira, levando professores de várias partes do Brasil a enfrentar um desafio em comum, que é o desenvolvimento de estratégias e aprendizagens, voltadas às práticas da leitura e escrita. Por isso, na tentativa de buscar possíveis soluções favoráveis a esse complexo cenário que envolve a alfabetização nos Anos Finais da Rede de Ensino, a Secretaria Municipal de Cachoeira começou a desenvolver as ações do Programa Escola Letrada.

Contextualizando o tema e ouvindo relatos de experiências positivas de educadores alfabetizadores do quadro funcional da educação de Cachoeira, nos dias 11 e 12 deste mês, ocorreu o primeiro encontro da Formação Continuada, apresentando caminhos de “Intervenção Formativa de Alfabetização e Letramento”, direcionada a professores e professoras que assumirão as turmas em cada unidade escolar, como tutores do mencionado Programa. A formadora, Alzileide Souza dos Santos de Freitas, abordou com educadores a relação entre alfabetização e letramento, enfatizando as práticas que precisam ser desenvolvidas em conjunto, como um processo contínuo para o melhor desempenho dos estudantes nas práticas sociais.
Destacando a relevância das reflexões e práticas no decorrer de todo processo educativo, a formadora destacou contribuições pertinentes, sobretudo, voltadas às práticas docentes, observando as várias dimensões da problemática que envolve a alfabetização nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Segundo Alzileide Freitas: “as avaliações diagnósticas e a escuta sensível são indispensáveis para conhecer a realidade dos alunos e alunas, e desenvolver diferentes caminhos e estratégias para garantir uma aprendizagem significativa, uma alfabetização e letramento contextualizados com a realidade na qual os estudantes estão inseridos”.

Visando a construção e reconstrução de saberes pedagógicos, a partir da segunda quinzena do mês de julho, os tutores e tutoras assumirão as turmas de estudantes que apresentaram dificuldades na leitura e escrita, em cada escola de Ensino Fundamental II, e continuarão participando dos Encontros Formativos promovidos pela Secretaria de Educação de Cachoeira. Concluindo, a formadora acrescentou: “a formação pedagógica ofertada pela rede municipal de ensino oportuniza aos educadores um olhar mais atento e cauteloso nas questões pertinentes às normas e regras da escrita e o uso das práticas letradas do seu tempo, dentro de uma dimensão diferenciada e criativa: alfabetização e letramento de forma continuada no Ensino Fundamental.”

 

Foto: Reprodução

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