Alunos de escola no interior de Juazeiro participam de aula especial sobre educação ambiental

Numa parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) com a empresa Caruso, que presta consultoria na região em assuntos como engenharia, meio ambiente e inovação tecnológica, os alunos das Escolas Santa Inês e Dois de Julho, no distrito de Maniçoba, tiveram aulas especiais sobre responsabilidade ambiental.

Durante as aulas, foram discutidas as causas do excesso de resíduos sólidos produzidos na escola. Com isso, os alunos desenvolveram novas atitudes para diminuir o descarte excessivo, e também aprenderam como reduzir a produção de lixo.

Lusilêna Pires, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Seduc, aprova a parceria entre a iniciativa privada e os órgãos públicos para fomentar ainda mais a educação. “A responsabilidade ambiental é um dever de todos nós, e passar isso aos alunos de maneira lúdica ajuda a conscientizar cada vez mais os adultos de amanhã”, conclui.

De acordo com a articuladora da ação através da empresa, Nathália Miosso, a intenção da aula especial foi desenvolver atitudes responsáveis a respeito da produção de resíduos sólidos. “Quisemos associar a produção dos resíduos sólidos domésticos, ou da escola, aos problemas ambientais causados pelo consumo excessivo, construindo propostas para o consumo consciente”, explica Nathália.

Ações concretas

Raíssa Ribeiro da Mota é aluna do 9º ano na Escola Dois de Julho, e disse ter aprendido bastante sobre reciclagem e descarte correto do lixo. “Eu vou levar pra vida tudo o que aprendi, isso incentivará outras pessoas a reciclarem o lixo”, declara a aluna.

Carla Pessoa, professora de Ciências na Escola Santa Inês, elogiou a parceria e garante que ela tenha gerado bons frutos. “Através da educação ambiental, nós conseguimos atingir a consciência dos alunos, e assim, o exemplo deles atinge toda a população”, salienta a professora.

 

Materiais com conteúdo sobre excesso de resíduos

 

Professora dando aula de medidas contra desperdício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *