Amargosa cria Núcleo Escolar de Promoção e Vigilância em Saúde

Foto: Rebeca Fernandes

 

A prefeitura de Amargosa, através da secretaria municipal de educação (Semed), criou o Núcleo Escolar de Promoção e Vigilância em Saúde (Neps) para buscar soluções que garantam a segurança e a saúde da comunidade educacional.

 

A ação que trabalha segundo as diretrizes estabelecidas em conjunto com a secretaria da saúde têm como objetivo combater à hesitação vacinal, identificar e enfrentar as violências, realizar vigilância das doenças mais comuns em alunos e trabalhadores, promover formação continuada em Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e Instruções de Trabalho que implementam boas práticas ou que visam a segurança sanitária coletiva.

 

Além do combate às doenças, o Neps desenvolve o trabalho de enfrentamento às violências no ambiente escolar, promove articulações que visam a intensificação vacinal e o acesso às ações do Programa Saúde na Escola, bem como planejamentos das atividades que são operacionalizadas na rotina das unidades como dignidade menstrual, vigilância da síndrome mão-pé-boca, planejamento de formação em primeiros socorros para trabalhadores da educação e muitos outros.

 

Durante a pandemia, o núcleo desempenhou um papel fundamental frente aos casos de sintomáticos gripais nas unidades escolares, testando e identificando previamente casos positivos, elaborando instruções, normativas e informes.

 

Segundo a secretária de educação, do município parceiro do Programa A TARDE Educação, Márcia Batista, a criação desse projeto garante que saúde e educação caminhem alinhados. “Acreditamos que o desenvolvimento do Neps é um passo crucial para garantir ambientes educacionais seguros e saudáveis. Ao conectar a educação à promoção da saúde, buscamos fortalecer o bem-estar de nossa comunidade escolar, proporcionando acesso à educação e à saúde como direitos fundamentais para todos os nossos alunos e profissionais da educação”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *