Camaçari incentiva protagonismo juvenil com programa de formação de lideranças estudantis

 

 

O intuito de formar lideranças juvenis, através de ações contínuas de estímulo ao protagonismo dos estudantes, tem motivado uma série de ações disruptivas na rede pública municipal de ensino de Camaçari. Nesta terça-feira (21) e quarta (22), a secretaria de educação (Seduc) do município, parceira do Programa A Tarde Educação, deu continuidade a esse movimento formativo, por meio de encontros com líderes de turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, atividades que resultarão na instituição de grêmios estudantis em todas as escolas que atendem os Anos Finais do Fundamental.

 

A secretária de Educação, Neurilene Martins, destacou que esse ciclo de reuniões com lideranças estudantis integra a nova etapa de um processo de valorização da voz dos adolescentes, algo que já faz parte do cotidiano pedagógico da rede. “Essa é uma ação que começou em abril, quando foi instituída nas escolas a escolha de líderes de turma. Desde então, já promovemos fóruns, aulões e gincanas, dentre outras ações propositivas que colocam nossos adolescentes no centro da construção de uma oferta educacional cada vez mais qualificada, pautada pela cultura de paz e pelo respeito às diferenças”, explicou, acrescentando que os grêmios estudantis vão coroar esse percurso e que os líderes de turma terão destaque na programação da Jornada Pedagógica 2024.

 

Os encontros formativos com os líderes de turma foram conduzidos pela mestra em Educação, professora Cybele Amado, que por meio de provocações direcionadas os fizeram vislumbrar quais seriam suas posturas e posicionamentos enquanto líderes de seus grêmios estudantis, bem como quais propostas seriam defendidas pelos estudantes. “Hoje, no planeta, o protagonismo juvenil tem uma força extraordinária. Camaçari reconhece e provê esse ambiente propício para o desenvolvimento dessa habilidade de liderança”, afirmou a mestra em Educação, professora Cybele Amado.

 

A gestão da Educação de Camaçari entende que o grêmio estudantil é um espaço de exercício democrático da cidadania e é indispensável inseri-lo nas propostas pedagógicas, acolhendo e apoiando os movimentos dos estudantes e suas potencialidades educativas.

 

Foto: Divulgação

 

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