Educação antirracista em Cachoeira: reflexões e ações sobre o dia das mulheres negras, latinas e caribenhas nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira, através de suas escolas, mobilizou várias ações para o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, neste mês de julho. “As ações e reflexões giraram em torno da autoestima e da invisibilização dessas mulheres nos espaços legitimados de nossa sociedade”, explicou a Professora Sandra Liss, que é Coordenadora da Educação para a diversidade, na Secretaria de Cachoeira. E acrescentou: “apesar de todos saberem da importância das mulheres negras na formação sócio-histórica e cultural do país e da urgência em rompermos as bases do racismo estrutural, ainda pouco se discute e se faz sobre esta questão.”

Vislumbrando mudar esta realidade e sensível à educação antirracista, a Secretaria de Educação de Cachoeira realizou, no dia 25 de julho, atividades lúdicas na Biblioteca Municipal da cidade. Ao longo da programação realizou-se rodas de contação de histórias, dinâmicas versando sobre a elevação da autoestima, sorteio de livros da literatura afro-brasileira, e apresentações de samba de roda. Foi um dia de falar sobre e vivenciar a cultura da mulher negra. Além dessa ação, voltada ao público infantil, foram realizadas nas escolas atividades de combate ao racismo, ao sexismo e ao feminicídio, envolvendo todas as crianças, adolescentes e jovens da Rede Municipal de Ensino.

Sobre estas pautas e mobilizações em torno da educação antirracista, Sandra Liss concluiu: “estas ações refletem a implementação da Lei 10.639/03 na cidade do interior mais negra do Brasil, também refletem o início da implantação do Plano Municipal de Educação Antirracista de Cachoeira, pioneiro no Brasil; mas principalmente a preocupação da Secretaria de Educação de Cachoeira de promover democracia e justiça social a todos seus cidadãos.”

 

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *