Estudantes da rede estadual conquistam medalhas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A rede estadual de ensino conquistou 99 medalhas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com a participação de estudantes de vários Territórios de Identidade. Deste total, 14 medalhas são de ouro; 33, de prata; e 52, de bronze. A cerimônia de premiação, que acontecerá na próxima segunda-feira (5), em Florianópolis (SC), reunirá mais de mil medalhistas de ouro desta e da 16ª edição para uma celebração conjunta. A OBMEP é considerada a maior olimpíada de Matemática do mundo dedicada a escolas públicas e privadas.

A lista de todos os estudantes premiados e demais informações sobre a OBMEP podem ser conferidas no endereço http://www.obmep.org.br/.

Esta é a segunda vez que o estudante Vítor Hugo de Souza, 18, que concluiu o Ensino Médio em 2022, no Centro Estadual de Educação Santa Mariense, em Santa Maria da Vitória, conquista  Medalha de Ouro na OBMEP. A primeira foi na edição de 2021. “Conquistar mais uma medalha aumentou a confiança que tenho em mim e no ensino. Além disso, ampliou ainda mais o meu interesse em aprender Matemática, que, embora seja complexa, é fascinante. Esta premiação trará muitos benefícios, como ganhar uma bolsa de iniciação científica”, comemorou.

Quem também conquistou Medalha de Ouro na OBMEP pelo segundo ano consecutivo foi o estudante Pedro Henrique Ursino, 17, que na época cursava o 2º ano no Colégio Estadual Ruy Barbosa, em Canápolis. “É ótimo ver meu esforço sendo reconhecido duas vezes na OBMEP. Matemática pode ser bastante interessante quando estudada por meio de problemas desafiadores e intrigantes. Creio que isso seja a maior contribuição que a OBMEP proporciona”, comentou o jovem, que também já foi monitor de Matemática pelo Programa Mais Estudo.

Para o estudante Brenno dos Santos, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Santa Rita de Cassia, a conquista da Medalha de Ouro é a confirmação de que está no caminho certo. “É uma sensação incrível saber que os meus estudos e esforços estão valendo a pena, pois conquistei Menção Honrosa, em 2019, e Medalha de Ouro, na 16ª edição. Agora, sou medalhista de ouro”, frisou.

Sobre a OBMEP – Criada e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Fotos: Divulgação

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026

www.educacao.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *