Estudantes da rede estadual participam da Expo Favela Innovation Bahia 2023

Foto: Amanda Chung

 

Mais de 500 estudantes de 13 escolas da rede estadual de ensino de Salvador e Lauro de Freitas participaram, de forma gratuita, da primeira edição da Expo Favela Innovation Bahia, que iniciou nesta sexta-feira (22), com programação até sábado (23), no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas.

 

No evento, que se configura como a maior feira de negócios e empreendedorismo da favela, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a documentários,  participar de rodas de conversa e palestras, e obter informações sobre as ações e programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no estande “Ilha do Governo do Estado”.

 

A iniciativa, realizada pela Favela Holding e Central Única das Favelas (CUFA), contou com a participação da secretária estadual da Educação na abertura oficial, junto ao governador Jerônimo Rodrigues.

 

A secretária Adélia ressaltou a importância do evento. “Estamos participando da Expo Favela como um momento formativo de nossos estudantes. Trouxemos estudantes para apresentar aquilo que é competência de cada um. Então, temos estudantes escritores que falam de negritude e periferia, mas também temos estudantes que, no contato com as experiências exitosas trazidas pela CUFA, aqui no evento, conseguem se enxergar e projetar os seus futuros e uma forma de caminhar na vida”.

 

No primeiro dia do evento, os participantes interagiram durante a roda de conversa sobre o tema “Educação, identidades e comunidades: um tripé para o empoderamento”, que contou com a participação de técnicos da SEC. Além disso, foram destacados programas, projetos e ações da SEC, a exemplo do CPA Digital, Mais Estudo, Educa Mais Bahia, Bolsa Presença, projetos estruturantes, Pronatec e Projovem, entre outros. Os técnicos da Secretaria da Educação também mostraram as ações desenvolvidas na rede estadual de ensino com a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, através da busca ativa, deram suporte aos participantes do evento que desejam retomar o percurso formativo.

Foto: Amanda Chung

 

Protagonismo estudantil – A Expo Favela Innovention Bahia também contou com o protagonismo dos estudantes da rede estadual de ensino. No evento, eles apresentaram as suas produções literárias criadas em sala de aula através do projeto “Escrevivências – estudantes autores na favela literária”. Os encontros permitiram bate-papos sobre temáticas que fomentaram os processos criativos e a interação com os demais autores presentes.

 

A estudante Laís Raele, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, falou da experiência de compartilhar com o público o livro intitulado “Projeto Escrevivências Afrobaianas”. “Foi uma forma que encontramos de expressar o que sentimos através das nossas palavras em formato de poesias, contos e crônicas, ajudando a nos expressarmos e colocarmos nos lugares que a gente sabe que devemos alcançar. É muito bom poder participar de um evento como este e ter o nosso lugar de fala”.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *