Oficinas de Cordel e Escrita Coletiva estão sendo promovidas pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Ernesto Simões Filho ao longo do ano letivo de 2022, nas escolas da Rede Municipal de Educação de Cachoeira. Segundo a equipe organizadora, “os alunos aprendem técnicas de escrita de cordel e produzem juntos cordéis a partir do tema: Bicentenário da Independência: Cachoeira e suas belezas”.
A atividade faz parte de uma série de ações itinerantes que vêm sendo realizadas pela Biblioteca Municipal. As oficinas têm o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e produção textual. “Levando em consideração que a Secretaria Municipal de Educação está com o projeto pedagógico do Bicentenário, com um concurso de artes literárias para alunos da rede, buscamos subsidiar os estudantes nesse processo de escrita”, afirmam os monitores da oficina.
O produto final será a produção de livreto, que já se encontra em fase de elaboração, que será distribuído nas escolas. A seguir, dois dos cordéis já produzidos pelas turmas durante as oficinas, e que estarão disponíveis na coletânea:
(5º ano A):
Cachoeira, cidade heroica
Terra adorada pelo seu valor
Cachoeira, real cidade
Meu lugar, meu amor
Por um dia, capital da Bahia
Povo heroico, vencedor.
(3º ano A):
Seu brilhante brilho brilha em mim
Sua bondade me aconchega
Sua coragem me encoraja
Me dá força pra vencer qualquer peleja
Dedicada decisão, na minha contramão
Isso sim é que é beleza.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta