Estudantes de Cachoeira participam do Desfile Cívico em comemoração a Independência da Bahia

 

A rede de Educação do município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, participou nesta terça-feira, 25, do Desfile Cívico que marca o início da Independência da Bahia. A cidade foi transformada simbolicamente, por um dia, na capital do Estado. O ato ocorre desde 2007, quando foi sancionada a lei 10.695.

 

 

A cerimônia teve como objetivo reconhecer o papel histórico de Cachoeira na luta pela Independência do Brasil na Bahia. O evento reuniu o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, a prefeita do município, Eliana Gonzaga, e autoridades políticas.

 

 

Flica

Na oportunidade o Governador Jerônimo Rodrigues anunciou o lançamento da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) 2024, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro, com o tema “O Mundo da Literatura em Festa”.

 

 

História

No dia 25 de Junho de 1822, ocorreu em Cachoeira, o início das lutas pela Independência da Bahia. Em 2 de Julho de 1823, consolidando a Independência do Brasil, Cachoeira recebeu o título de “Cidade Heroica”. A nomeada Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira foi elevada à categoria de cidade no decreto de 13 de março de 1837 (Lei Provincial 44), e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1971. A cidade recebeu também o título de Cidade Monumento Nacional.

 

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *