Cerca de 40 estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Paulo IV, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador, participaram de uma palestra educativa em alusão ao Agosto Lilás – um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres.
O encontro, realizado na terça-feira, 19, abordou os diferentes tipos de violência, os impactos na vida das vítimas, canais para denúncia e explicações sobre a Lei Maria da Penha, que no último dia 7 de agosto completou 19 anos.
A secretária de Promoção Social, Soraia Cabral, ressaltou o papel dos homens nesse processo de transformação.
“Vocês homens têm um papel muito importante nesse momento de entenderem que a violência contra a mulher é um crime. Não podemos compactuar, aceitar e tampouco achar engraçado. Precisamos lembrar todos os dias que somos filhos de mulheres, e o que não aceitamos para as nossas mães, não podemos aceitar para nenhuma mulher”, pontuou.
Já a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ana Paim, reforçou a necessidade de reconhecer sinais de agressão e agir diante deles. “Muitas vezes as agressões acontecem perto da gente, e vocês meninas precisam identificar de fato os sinais”, alertou.
Na oportunidade, a professora de Jiu-Jitsu Ana Cíntia apresentou técnicas de defesa pessoal. Ela orientou as alunas sobre como reagir em situações de agressão, como puxão de cabelo, enforcamento e outras formas de violência física.
Canais de denúncia, como o número 180, que garante o enfrentamento à violência contra as mulheres, funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. As vítimas também podem recorrer ao 190 ou buscar atendimento presencial nas Delegacias.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta