
Estudantes da Escola Municipal Maria Célia Ferraz – Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista
Diferentes sensações, novas descobertas e muita diversão. Foi assim que os estudantes do 3º ano da Escola Municipal Maria Célia Ferraz, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, passaram a tarde desta quarta-feira, 15. As crianças participaram da primeira edição do “Quintal Sensorial: memória, natureza e saberes”, ação desenvolvida pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Museu Regional – Casa Henriqueta Prates.
As atividades fazem parte do projeto de extensão “No Quintal do Museu: entardeceres culturais” e tiveram como palco principal o Quintal Laurinda Teles, que fica nos fundos do Museu. O objetivo é aproximar os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da história de Vitória da Conquista.
“O Museu é um espaço vivo e, a partir daí, pensamos em criar projetos que ofereçam novas experiências àqueles que nos visitam. Por isso, a ideia é proporcionar aos estudantes essa vivência do quintal, algo que era muito comum décadas atrás. Queremos que eles percebam esse espaço como um local de brincadeiras e de contato com a natureza”, explicou o coordenador da ação, Isaac Dias.
Ao longo da tarde, os alunos participaram de contação de histórias e de uma oficina de desenho, além de explorarem o local e conhecerem diferentes plantas medicinais.
Para Julia de Jesus, de 9 anos, uma das melhores partes do passeio foi aprender mais sobre a cidade. “Achei muito legal conhecer mais sobre o Rio Verruga. Ele era muito bonito, mas acabou sendo poluído quando a cidade cresceu. Foi muito bom poder sair um pouco da escola. Isso estimula o nosso aprendizado”.
O coordenador da escola, Kelvin Oliveira do Prado, reforçou a importância de propostas como essa. “Estamos sempre pensando em atividades em que nossos alunos explorem a cidade e conheçam mais sobre suas raízes. Essa experiência complementa o que eles aprendem em sala de aula. Aqui, eles conseguem relacionar conteúdos de História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte e tantas outras áreas de forma prática e significativa, além de ser um momento muito importante para a socialização”.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta