Inclusão educacional: SEMED realiza curso para formação de cuidadores da Rede Municipal de Lauro de Freitas

A educação especial e inclusiva para pessoas com deficiência é um desafio para os profissionais que atuam com esse público por diversos motivos. Se alguns demandam muita atenção, outros demandam muito carinho também. Para auxiliar os professores no apoio a esse público, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu na manhã desta quarta-feira (07), o curso de formação de cuidadores da Rede Municipal.

O evento realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) teve como temas abordados a educação inclusiva, além da importância e atribuições dos profissionais de apoio no cotidiano escolar. Ao todo, o curso é destinado para 300 profissionais e está dividido em seis etapas. A primeira ocorreu hoje.

Miliane Tahira, diretora do Departamento de Inclusão da SEMED, falou sobre a formação desses profissionais. Segundo ela, o apoio dos cuidadores escolares é de suma importância para esse público especial. “Esses profissionais de apoio escolar são importantes, porque quando a gente trabalha com pessoas com deficiência, são pessoas que têm barreiras na sociedade. Quando a gente fala de escola, a gente fala da diminuição de barreiras dessas situações pedagógicas, funcionais e em torno da autonomia desses sujeitos, sejam crianças ou adultos”, disse.

Tahira explicou que a SEMED já trabalha com a educação de jovens e adultos com deficiências e com a formação dos cuidadores. “Esses profissionais vêm justamente para suprir essa dificuldade. Por isso a gente dá uma formação inicial que deve ser continuada na escola, para que eles façam o trabalho de apoiar o professor na inclusão desses estudantes”, contou.

Ainda de acordo com a coordenadora, “o suporte é justamente para que esses profissionais auxiliem os professores nas escolas, seja na alimentação, na higiene, para que esses alunos possam estar integrados e incluídos no seu grupo, sendo favorecido e tendo direito ao acesso à educação”, completou.

Após o curso, os cuidadores irão atender toda a rede municipal. É o que garante a Especialista em Atendimento Educacional, Deise Matos. “Nós temos crianças em todas as turmas que vai da creche até a educação de jovens e adultos. Essa formação é para os profissionais da rede municipal. Eles foram contratados para atuarem frente a esses estudantes, como a legislação pede e que é um direito deles de serem assistidos”, explicou.

A especialista que atua na Escola Municipal Santa Júlia analisou o curso oferecido pela pasta. “A formação é importante! Para muitas dessas pessoas é o primeiro ano de trabalho, então elas precisam saber lidar com algumas situações diversas nas escolas, para que saibam orientar e como agir em determinadas situações como essas crianças que elas vão atender ao longo do ano letivo”, disse.

Nesta quarta, 60 profissionais passaram pela capacitação, visando atender a diversos polos: Itinga, Portão, Areia Branca, Capelão e Centro. “Que venham somar, é um trabalho difícil, porque alguns precisam desse apoio, dessa mobilidade. Esses profissionais têm um papel fundamental dentro da escola com esses alunos”, concluiu.

 

Texto – Neison Cerqueira

Foto – Vitor Amazonas

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *